sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Troca do Diafragma do Carburador

http://play.google.com/store/apps/details?id=net.tiua.fallingbird


A Prima 150 tem um problema conhecido, que ocorre mais cedo ou mais tarde com todas as motos: o diafragma do carburador rasga, provavelmente em função do material (borracha) ser muito fino. Quando isso ocorre, a moto perde potência, o motor não consegue subir de giro, apesar de funcionar normalmente com a moto parada.

Abaixo o registro fotográfico da manutenção, feita qdo a moto tinha 6.500km rodados:






Abaixo a peça de reposição comprada numa revenda Kasinski de SP por R$20 (Jan/2012). Repare que ela não vem com a agulha, então na montagem é necessário reaproveitar a que já estava na moto.


Abaixo a remontagem. Repare na necessidade de se espalhar um pouquinho de cola de silicone na canaleta com um palito de dente, para que a vedação do diafragma fique perfeita. Eu apliquei a cola, montei o diafragma e a tampa, e deixei secar por 24h antes de usar a moto. Sem essa vedação, o motor não volta à ter uma boa performance (obrigado Diegão pela dica ;-)





Nos foruns corre a informação de que é possível adaptar o diafragma da Honda CG 150 Sport. Vou tentar fazer essa adaptação, usando a peça original retirada, e posto aqui no blog.

115 comentários:

  1. Olá, acho este seu blog muito interessante, tendo em vista que não entendo absolutamente nada de motos. Comprei uma prima 150 agora, em dezembro de 2011. A minha, na segunda ou terceira semana de uso já apresentou este problema no diafragma. Levei até a concessionária e eles efetuaram a troca.
    O que gostaria de verificar com você é se é normal sentir vibrações fortes na região em que apoiamos o pé. Além disso, gostaria de sua opinião com relação à estabilidade da prima 150 em asfalto molhado (às vezes tenho a sensação de que estou flutuando no asfalto,rs)

    Muito obrigada pela atenção,
    Thais.

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais, alguma vibração no assoalho é normal, pq o motor está logo abaixo do assento... mas se vc ouve algum barulho de "coisa solta", é melhor verificar.

    Sobre a estabilidade, eu já pilotei sob chuva forte, e digo que os pneus largos e de perfil baixo dão uma boa aderência à moto - mas claro, sob chuva e piso molhado, todo cuidado é pouco, deve-se andar à metade da velocidade que vc andaria se o piso estivesse seco.

    Se vc acha q a moto está "dançando" demais, vc pode ter um problema muito comentado nos forums, a falta de uma bucha na balança traseira. Na dúvida, leve até um bom mecânico e peça para olharem. Tenho boas referências da Amaro Motos (http://www.amaromotos.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Ola colega acho mto legal a sua inicitiva de criar esse blog ! como vc ja mensionou alguns problemas por quais ja passei hehe (diafragma, bucha na balança, agulha do carburador etc..) me diga uma coisa é normal tbm o fato de quando esquenta ela fica como se tivesse afogada ?!?! geralmete em baixa

    Grato e se possivel qualquer novidades apesar irei te passando ok.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. fala Marcelo,

    Então, logo q peguei a moto, depois de rodar, a moto morria, especialmente em descida. Resolvi isso adiantando o ponto morto (tem um post aí sobre isso). Agora ela só se comportou como "afogada" qdo o diafragma furou...

    De qq modo, parece q um bom ajuste do carburador da Prima é fundamental pro desempenho da moto. Infelizmente ajustar isso não parece ser tão simples, sendo um processo de ajuste/teste/ajuste/teste, que frequentemente requer remover o carburador do lugar. Não manjo muito de carburação, mas já me contaram q existe um resistor q regula o afogador, pode ser esse o seu problema.

    Abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Marco, muito bacana seu blog.
    Eu e um amigo compramos juntos duas Prima ha menos de 1 mes. Desde que saimos da loja uma delas sempre andou mais que a outra. Ja trocamos as motos pra tirar a duvida do peso mas uma continua mais forte que a outra.
    As motos tem hoje 300 e poucos km rodados. Pela sua experiencia, tem alguma coisa especifica pra dar uma olhada? Pode ser regulagem de carburador?
    Abracos.

    ResponderExcluir
  6. E ai Julio blz? então, como está a calibragem dos pneus? eu uso 28 atrás e 26 na frente

    Tb já estive andando com um amigo, a dele andava mais pq usava gasolina BR podium

    Fora isso, provavelmente ajuste do carburador mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Ola colega ! eu comentei no seu blog em (Feb 24, 2012 01:27 PM Marcelo) perguntando ref ao problema da prima ficar se comportanto como afogada em baixa ao acelerar, bom resolvi levando na revisão e foi detectado que a agulha estava ruim (arranhada) depois de trocar ficou zerada, fica ai mais uma dica, e vlw pelo Blog, eu vou verificar se tem como colocar outro carburador pra melhorar o consumo e esses probleminhas que me parece material de qualdade ruim.

    Até mais

    Marcelo

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcos, parabéns pelo blog. Andando hoje com minha Prima tive um problema que aparentemente tem relação com o apresentado nesta matéria. Ando com o scooter por volta de uns 5 minutos, ele parece que está afogando e em seguida, por mais que eu acelere ele não sai do lugar. Tenho que desligar o scooter e esperar um pouco. Ao religá-lo consigo andar normalmente por uns 100, 150 metros aí volta a acontecer a situação do scooter ir perdendo força e aparentado afogar. Seria este o mesmo caso que você apontou?
    Pretendo levar o scooter na concessionária de guincho porque ela fica distante 27 km da minha casa e sei que do jeito que ela está, terei de parar e desliga-la umas 500 vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Moisés, o sintoma é bem parecido hein... com certeza alguma coisa errada com o carburador. Boa sorte.

      Excluir
    2. Solução para todos os problemas da Prima:
      1º - Troque o cachimbo original pelo NGK com núcleo de bronze, o cachimbo original não encaixa direito na vela, e fica longe do contato com ela. Conforme voce anda o motor esquenta e aumenta a resistência dificultando a faisca na vela, o motor para e voce precisa esperar esfriar para voltar a rodar. Ao colocar o cachimbo NGK pegue o guarda-pó do caximbo original e corte o tubo abaixo, encaixe no novo caximbo e conecte-o na vela.
      2º - No carburador existe um afogador automático que faz o motor trabalhar muitas vezes afogado. O motor fica mole, não sobe giro e a marcha lenta fica irregular. Tire essa peça soltando os dois parafusos laterais. Tampe com massa plástica os tres furos existentes na peça, deixe secar bem e recoloque no lugar e não conecte os cabos na central, deixe-os desligados.
      3º - Ao lado do afogador automático existe um sensor de temperatura, apenas desconecte-o da central.
      Procedendo dessa forma, seu motor vai melhorar 100%, não vai mais trabalhar afogado e o motor vai parar de morrer.
      Se caso o motor afogar após uma descida longa, o problema pode estar na controladora da bomba de combustível que fica embaixo da carenagem dianteira (caixinha preta). Esse problema pode ser resolvido desativando a bomba de combustível e a caixinha preta. Coloque na mangueira antes do carburador e do filtro de gasolina, uma bomba a vácuo de motor de popa, que vai fazer o mesmo serviço sem usar dessas tecnologias, que, apesar de bem intencionadas, não funcionam como deveriam funcionar e ainda causam dores de cabeça.

      Excluir
    3. Boa noite,lhfolli.
      Eu comprei a minha usado de 2011, e estou gostando muito dela, e estou visitando todos sites e blogs sobre a motinha. E posso falar que gostei dos seus pulos do gato, vou coloca assim, mas hoje tentei fazer isso mas nem conseguir acha nada sobre o lado do carburador , desmontei a base onde fica a localizado o capacete, tirei o banco mas não achei nada como vc descriminou,como afogador automático. Teria como me passa melhor tipo e só dar mas detalhe como a peça é, eu mesmo faço a manutenção eu não difilcudade para fazer, mas queria mas detalhes sobre como e onde fica exatamente e peça.Bem ficarei no aguando, pois ja tentei procura no google sobre essa assunto e não achei, e não quero fazer besteira. Espero que seja essa mensagem e responda eu ficarei muuito grato.

      Excluir
  9. opa Lhfolli, obrigado pelas dicas, oportunamente vou testá-las pra ver se funcionam... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco!
      Minha prima estava com o motor trabalhando muito irregular, afogava na saída ou quando descia uma ladeira e na retomada ela chegava a morrer ou ficar frouxa, engasopada. Sua partida era difícil, tinha que rezar um terço para pegar.
      Resolví todos esses problemas alerando a regulagem da bóia que vem de fábrica totalmente desregulada. Reduzi a altura do fechamento da agulha levantando a lingueta da boia + ou - 2,0mm. O carburador trabalha mais seco, sem perigo da cuba transbordar a gasolina e afogar o motor. A partida ficou fantástica, bateu pegou na primeira, está mais econômica, mais eficiente e seu desempenho melhorou 100%.
      Mas atenção: Só mexa na bóia se a lingueta que segura a agulha estiver na posição de 90º, ou seja, retire a cuba do carburador, coloque o carburador com a bóia voltada para cima e observe a lingueta que segura o clipe da agulha, se ele estiver 90º em relação a sua visão,levante a bóia segurando pelas laterais metálicas, em seguida abaixe a lingueta 1,5mm ou mais (essa regulagem pode variar de motor para motor). Pronto!É outra motocicleta.

      Excluir
    2. fala lhfolli... tenho q dizer q não entendí muito bem, pois no comentário anterior vc relatou algumas modificações, e agora colocou outras, aparentemente para resolver o mesmo problema... se quiser compartilhar umas fotos, ou indicar as peças citadas no manual de serviço (vide seção links), seria legal

      Excluir
  10. Boa noite pessoal ! bom eu tbm estava com os mesmos problemas do lhfolli, minha prima estava dificil para pegar pelo fato de estar sempre afogada, e ao aondar quando esquentava ficava pipocando na saida ! levei umas 3 vezes na oficina da kasinski e nda ! resolvi fzr os mesmos passos do lhfolli e parece que deu certo, pelo menos hoje ao ligar foi bateu pegou, uma maravilha, vou testar por mais um dia e posto aki novamente.
    detalhe não manjo nda de mecanica resolvi fazer pq não aguento ser enrolado por mecanicos etc.. agradeço aki a todos pelas dicas.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Marco ! segue uns link ref. ao segundo coment. do lhfolli (15 de maio de 2012 11:20), minha Scooter ficou outra, melhorou na partida e na lenta 100%.

    Link foto lingueta da boia: http://i129.photobucket.com/albums/p225/Jdupinfer/0037.jpg

    Link e dicas como regular o carburador (não é o da Prima + serve para uma boa orientação).

    Link: http://comunidade.motonline.com.br/forum/ate-250/13067-macete-do-tubo-tutorial.html

    Vlw galera era o que faltava na minha Prima pra ficar 100%.

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa Marcelo, só 1 comentário pra quem quiser tentar a sua dica: o carburador mostrado no artigo da comunidade.motonline.com.br acima é bem diferente do da Prima, mas deve servir como referência. Medidas e outras coisas devem mudar.

      Excluir
  12. BOa tarde Marco, isso mesmo esse link da comunidade.motonline.com.br é só uma referencia para quem quiser tentar fzr em casa, só um detalhe aonde eu quase falhei! depois de fechar a tampa da bóia (cuba) verificar se esta passando ar para o carburador assoprando pela entrada de combustível, a minha primeira tentativa ficou travada impedindo a passagem de gás. e quase zerei a bateria da prima ao tentar ligar!
    Marcos não sei se é possível + poderiamos tentar reunir pessoas proprietários(as) da Prima para um encontro o que acha ?!! se me permitir irei publicar seu blog na comunidade do orkut ok
    vlw Marcos té +

    Marcelo

    ResponderExcluir
  13. Bom dia galera. miha prima foi pra revisão de 9000 km. Quando voltou estava diferente, sem potência. ela sempre chegou a 100-110 km/h comigo que peso 50 kg e mais garupa com peso de 60 kg. tinha uma boa arrancada, mais agora não passa de 80 km/h, só comigo. Resolvi dar uma olhada no diafragma está com o mesmo problema mencionado aqui. Só que a agulha estava empenada, não estava reta.Posso desentortar a agulha e usar a mesma ou terei que trocar? ontem pra chegar em casa a moto não passava de 30 km/h. Parecia um barco o ronco do motor
    Não encontrei o diafragma aqui em Belém e nem quero mandar pra assistência, pois a moto entrou boazinha lá e logo que veio da revisão ja veio com esse problema. Não confio nos mecânicos de lá e nem quero esperar 30 dias, pois é o prazo que vão me dar pra arrumar. Posso fazer uma adaptação do diafragma de alguma moto da honda? e a agulha empenada? o que fazer? Me ajudem amigos. Fico no aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Demes... se vc não tem outra peça na mão, eu diria pra vc tentar desentortar a agulha e ver no q vai dar. Agora, ela provavelmente está torta pq fizeram m3rd4 na manutenção.

      Sobre a peça, sugestão: encomende o diafragma (e a agulha) em alguma revenda de outra cidade, e peça para enviarem por Sedex pra vc. No forum motonline tem um usuário com nick "Virtuhal" q trabalha numa revenda e já se dispôs à fazer esse tipo de envio.

      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  14. Tenho uma Prima que tirei recentemente da cc. Está com 160Km. Noto que até 4000 rpm o motor trabalha bem, saindo suave com 1/5 de aceleração. Para ganhar mais velocidade é necessário obviamente acelerar mais, então entre 4500 a 6000 rpm com aceleração 1/3 o motor bica barulhento, e parece estar engasgando apresentando certa vibração no conjunto todo. Melhora a partir de 6000 rpm. O consumo esta muito elevado, em torno de 18km/litro.
    O motor não morre e para pegar é necessário certa aceleração. Achei estranho trabalhar sempre em alta rotação e não ter um funcionamento uniforme, suave.
    Levei na cc e disseram que é assim mesmo e para eu esperar a revisão dos 1000km.
    Não creio que seja assim. Há algo errado ou no carburador ou no CVT.]
    Se um colega tiver alguma sugestão para que eu possa resolver esse problema, solicito que respondam
    att. Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Henrique,

      O comportamento q vc descreveu em alta não é normal não. E tb não esperaria pela revisão dos 1000km. O consumo tb está muito alto mesmo. Juntando as coisas (e chutando), acho q vc pode estar com problemas no carburador...

      Mas pra ligar pode ser necessário uma aceleradinha sim, pois a moto é carburada e o ajuste deste é bem difícil.

      Abraço

      Excluir
  15. Olá Marco Garcia
    Estou inclinado a trocar o carburador da minha prima para fazer um teste, pois até agora não estou satisfeito com o comportamento dom motor; alto consumo e aceleração instavel a partir de 4500 rpm entre outros.
    Aguem já fez a troca de carburador com sucesso?
    Sera que o carburador da burgman 125 pode ser adaptado?

    Henrique

    ResponderExcluir
  16. Olá Marco Garcia
    Já foi dito aqui que se desligar o afogador automatico do carburador da Prima, melhora 100%.
    Pergunto: 1- é possível a moto funcionar fria sem o afogador? 2- esse afogador desregulado é a causa de mau funcionamento da aceleração? 3- Como regular esse dispositivo ou seria melhor tirar fora?
    Desde já grato
    Henrique

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Marco e Galera ! bom eu ja tentei de tudo para melhorar o carb da prima e sem sucesso ! em 2.000 e 2.200 (giros) ela falha (afoga) depois vai de boa ! resolvi trocando por um novo comprado na Kasinski Ibirapuera ! outra solucção foi colocando o carb da Burgman que ficou show ! (necessario adaptar o cabo do acelerador).

    Marcelo

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, seu blog em bem interessante gostei muito Parabens.
    A minha prima depois que saiu da revisão, esta com o consumo de combustivel um pouco alto e na rodovia não consigo passar dos 90km/h só na descida, saberia me dizer qual seria o problema e o que tenho que fazer.
    Obrigado Daniel

    ResponderExcluir
  19. Bom dai amigo...olha estou com serio problema..minha moto deu problema no diafragma como vc mostro na figura acima...ate ai tdo bem comprei o diafragma blz...o problema é q perdi a agulha e nao consigo encontrar em parte alguma ja rodei tda sao paulo inclusve nas autorizadas.Sabe onde posso encontrar?abraços amigo, aguardo sua reposta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz cara qdo vai desmotar alguma coisa tem que ter muito cuidado, estica um pano no chão e põe tudo em cima pra não perder nada... enfim, a resposta simples é que infelizmente acho que só lhe resta comprar um carburador inteiro... talvez colocar um de burgman 125 no lugar... ou pegar o manual de serviço, ver o modelo do carburador e sair a caça do "carburetor needle"

      Boa sorte

      Excluir
  20. Eu comprei uma Prima em dezembro 2011. Atualmente ela está com 6 mil km... e por incrível que pareça, já levei para manutenção 11 vezes até dezembro de 2012... Isso mesmo!!! Foram 11 vezes... aconteceu de tudo. Soltou o escapamento 2 vezes, travou o freio traseiro, queimou a junta do escapamento 2 vezes, bateria, diafragma, soltou o guidão etc... Será que alguém teve mais problema que eu? O pior que o Marco Aurélio (diretor) da CM Motors da Clélia, e por azar tem o mesmo nome que eu nem me dava atenção!!! Pós-venda uma merd... O gerente da oficina me pediu um "agrado" para mexer na minha moto (isto porque estava na garantia)!!! Será que ele queria um cafuné ou era propina mesmo? Eu sabia mais q os mecânicos de lá... em fim, se arrependimento matasse... não devia ter trocado minha Burgman!!!!

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,

    Nessa semana a minha prima 150, deu esse problema do diafragma, ( com menos de 1,200 kilometros rodados) perdeu potência e quando abri, vir um pequeno furo. Em fim, no RJ so tem um lugar que está vendo essa merda, isso e incrível tendo 3 lugares que poderia vende, liguei e todos com a mesma resposta que não tinham a peça.
    Mas em relação a cola de silicone, seria apenas silicone eu não sei ser vende isso, não seria o silicone comum, pois depois que ele o seca não deixa passa nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peças da Kasinski são um problema mesmo, se vc encomenda elas demoram pra chegar. O silicone é só para vedar em volta do diafragma novo, leia novamente o artigo. Vc encontra isso em qq loja de materiais hidráulicos p.ex.

      Excluir
  22. bom dia amigo, tenho uma prima 2012 e so tive problemas na cc e nunca resolverm e então resolvi mexer. ela vive afogada e difícil de dar partida, então percebi q a bomba manda mto combust. p o carburador resolvi colocar uma agulha de carburador na mangueira antes do filtro e ela melhorou mais ainda afoga um pouco, percebi tmb q tem uma mangueira no pe do carburador e um parafuso ao lado q resolvi abri e percebi q saiu combust pela mangueira, seria um retorno para o tanque pq a mangueira esta solta. obrigado e conto com sua ajuda pq aqui em niteroi ta dificil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara qdo o diafragma rasga o sintoma é de motor "afogado", confere novamente. As mangueiras não podem ter folgas, muito menos vazamentos.

      Infelizmente ajuste de carburador é um negócio que exige paciência. O ideal é vc levar num mecânico de motos independente com referência.

      Excluir
  23. conseguiu adaptar o diafragma da Honda CG 150 Sport ?
    Att:. Jhones

    ResponderExcluir
  24. olá pessoal, alguem pode informar como "adiantar o ponto" na prima 150? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, veja http://prima150.blogspot.com.br/2011/04/ajuste-do-ponto-morto.html

      abraço

      Excluir
  25. Ola tenho uma prima 150 que algum tempo deu um problema com relação a partida estava com um barulhão, bateria nova levei ao mecanico que me informou ser o motor de arranque....não fiquei muito feliz....em casa com a ajuda do google descobri onde ficava a bateria, demontei todo o banco e apertei todos os fios possiveis e imaginarios voltou a funcionar normalemente.
    Agora a alguns dias ela esta com preguiça de subir ruas, só se dá bem e assim mesmo falha nas retas, nas decidas sem problema mas sinto as vezes uns tranquinhos......de inicio o mecanico me disse que o carburador estava afogando depois que teria que trocar apenas dando uma volta....lendo aqui o seu post vi o caso do diafragma......o meu problema pode estar nessa peça?! ou será que terei que trocar o carburador?! Vc pode me ajudar...Obrigada Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, muito provavelmente é esse problema do diafragma. Talvez limpeza do carburador. Mas trocar o carburador acho difícil...

      Excluir
    2. Pode ser tambm o afogador automatico dela, peça que vai parafusada no carburador dela. teste um de sundown future ou dafra laser 150 que sao iguais e voce vera sua moto forte novamente.

      Excluir
  26. Marco.....onde encontro o diafragma....menino....ninguém tem essa reliquia.....hoje o mecanico me disse em fazer uma adaptação com o a tuwister ou algo assim....vc sabe algo sobre o assunto? Ou se vc souber onde vende lhe agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom antes de mais nada é preciso verificar o diafragma pra ver se ele tem algum rasgo (mesmo q bem pequeno) conforme o procedimento descrito acima.

      Obter peças, eis um dos problemas de ter uma moto da Kasinski.

      Supondo que de fato seja o diafragma, vc tem 2 opções:

      1) vá no site da Kasinski, encontre uma revenda (próxima de preferência), ligue e encomende a peça; se a revenda for longe do seu endereço, vc pode tentar que te enviem pelo correio.

      2) importar o diafragma, pois este carburador é idêntico ao da Piaggio Fly 150 (por exemplo http://scooterwest.com)

      Boa sorte.

      Excluir
  27. Bom antes de mais nada é preciso verificar o diafragma pra ver se ele tem algum rasgo (mesmo q bem pequeno) conforme o procedimento descrito acima.

    Obter peças, eis um dos problemas de ter uma moto da Kasinski.

    Supondo que de fato seja o diafragma, vc tem 2 opções:

    1) vá no site da Kasinski, encontre uma revenda (próxima de preferência), ligue e encomende a peça; se a revenda for longe do seu endereço, vc pode tentar que te enviem pelo correio.

    2) importar o diafragma, pois este carburador é idêntico ao da Piaggio Fly 150 (por exemplo http://scooterwest.com)

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Marcos, encontrei o seu blog sobre a Prima 150 e achei muito bom, uma verdadeira mão na roda! Acabo de adquirir uma Prima e apesar de ela ainda estar na garantia, rodou apenas 80km, já apresentou o primeiro defeito ontem quando fui ligá-la e ela não pegou e formou uma poça enorme de gasolina embaixo dela. Sou réu confesso, não vou levar na concessionária porque estou doido pra mexer nela (vai entender né kkkk, acho que sou maluco mesmo!). Como eu ainda não faço a menor idéia do que pode ser queria uma luz sua se você tem algum palpite antes de eu começar a desmontá-la! Mas penso em começar pela bomba de gasolina, carburador e periferia hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Victor.

      Bom a 1a coisa q eu tenho pra te dizer é: se vc quer mesmo "fuçar", tenha cuidado, pq sua vida está em cima da moto. Uma falha mecânica pode colocar sua vida em risco. Pense nisso e seja consciente. Eu faço minhas próprias manutenções pq quero gastar menos, e pq tenho certeza de que sou mais atento e cuidadoso que muito "mexânico" por aí.

      A 2a coisa: lembre-se de que o "manual de serviço" é o seu melhor amigo. O da Prima está na seção Links acima à esquerda. Na verdade não é o da Prima, mas da Piaggio Fly 150, moto da qual a Prima é quase um clone. Isto pq a pobre Kasinski não liberou o manual de serviço da Prima, lamentavelmente.

      Sobre o vazamento de gasolina, 2 causas prováveis são:

      a) o tanque estava bem cheio, e o respiro que fica próximo do bocal de abastecimento liberou o excesso - isso acontece p.ex. depois de vc passar por pisos irregulares logo após abastecer.

      b) já ouví relatos de concessionárias que não apertam direito as mangueiras durante a montagem (ativação) da moto, de modo q elas acabam se soltando; neste caso sua moto deixaria de funcionar.

      Boa sorte.

      Excluir
  29. Fala Marcão, obrigado pela resposta! Você tem toda razão do que disse, de fato nós 'fuçadores' temos que ter limites na hora de cutucar a moto! Aproveitando a deixa, hoje após observar o carburador eu vi que a gasolina vazava por uma espécie de dreno que existe no topo do carburador, um cotoco de mangueira. Achei meio tosco isso, será que não dá pra adptar esse retorno do dreno pra essa gasolina quando a moto afogar voltar direto pro tanque ao invés de pingar no chão, ou pior cair nas partes quentes do motor? Um abraço e muito obrigado pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  30. Olá Marco curti muito esse teu blog sobre a prima e queria uma ajuda sua pois estou com um problema comum que já andei lendo o meu medidor de gasolina parou de funcionar. Eu quero testar a boia primeiro antes de desmontar o painel e queria ver qual o melhor caminho pra chegar nela ou se tem que desmontar a carenagem toda mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, bom eu mesmo não tive problemas com o mostrador de combustível (apesar dele não ser lá muito preciso), mas ouví relatos de problema na bóia. Para acessar o tanque, de fato vc terá q retirar a carenagem. A dica é começar pelo bico da frente (a peça q sustenta farol/lanterna), e ir retirando as partes, sempre da frente para trás. Na hora de remontar, faça o caminho inverso. Tome cuidado para não espanar/quebrar as roscas, pois algumas são de plástico e quebram facilmente.

      Excluir
  31. Ola boa tarde, me chamo Bruna
    gostaria de saber se tem algum diafragma que substitui o dela pois ja procurei loja da kasisnki e não achei mais =/
    fico grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Vc sabe comprar no eBay? entra lá e faça a busca por "CM140302" ou por "fly 150 carburetor diaphragm"

      Verifique se o vendedor envia para o Brasil

      Esse p.ex: http://www.ebay.com/itm/CM140302-PISToN-CARBURADOR-DE-DIAFRAGMA-PARA-LA-LIBERTAD-125-200-150-FLY-/281266994173?pt=LH_DefaultDomain_186&hash=item417cd1bbfd&vxp=mtr

      Excluir
  32. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER À RESPEITO DA PRIMA ESTOU COM ALGUMS PROBLEMAS , VOU NUMERAR 1 MINHA PRIMA TEVE O CILINDRO ARROMBADO , JA VIREI O MERCADOLIVRE DO AVESSO E NAO ACHEI 2 ESTOU COM PROBLEMA NO CARB ELA ESTÁ MUITO GARTONA E MORRE NA MARCHA LENTA AS VEZES ATE ACELERANDO , ME AJUDEM LARGUEI MINHA LEAD QUE USEI DURANTE 4 ANOS E ERA SO TROCA DE OLEO PNEU E PASTILIA DE FREIO ,SOU DE GUARULHOS E COMEÇEI TRABALHAR EM SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil vc só encontraria na Kasinski. Fora isso vc pode importar o cilindro da Piaggio Fly 150, vc encontra no eBay ou na Rockauto.com p.ex. O problema no carburador provavelmente é o diafragma furado.

      Excluir
  33. Estou tendo problemas com uma prima 150. Esta moto ñ vem faisca ja troquei, CDi, vela,cachimbo.bobina ignição,estator,e inclusive isolei o botão de corte corrente achando q este poderia estar com problema e nada só faltou mesmo a chave de ignição q ainda ñ olhei. Alguem pode me ajudar e dar uma ideia o q pode ser??? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o motor de arranque vira, não deve ser a chave de ignição. Como vc sabe q não vêm faísca? Tá olhando a vela fora do cilindro? Isso está parecendo mais falta de combustível na câmara de combustão... (PS: cuidado ao mexer na parte de ignição - bobina, cachimbo, vela - um choque desses pode te matar!)

      Excluir
    2. Amigo tive este mesmo problema quase fiquei louco ,no meu caso era um conector que estava solto dentro do plug na saida do cdi era o fio preto com amarelo,não estava bem conectado , fica a dica ok

      Excluir
  34. Se o motor de arranque vira, não deve ser a chave de ignição. Como vc sabe q não vêm faísca? Tá olhando a vela fora do cilindro? Isso está parecendo mais falta de combustível na câmara de combustão... (PS: cuidado ao mexer na parte de ignição - bobina, cachimbo, vela - um choque desses pode te matar!)

    ResponderExcluir
  35. Amigo, me da uma luz deixei a moto parada por 2 meses e agora quando tento ligar ela não pega de jeito nenhum, a impressão que dá é que não chega mais gasolina no carburador. Já enchi o tanque de gasolina aditivada nova e nada....to estranhando que antigamente quando ela afogava vazava gasolina pelo dreno no topo do carburador....e agora nem isso mais por isso to achando que aconteceu alguma coisa que faz a gasolina não chegar no carburador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza de que o botão corta-corrente (manete direito) está em ON? Se estiver, provavelmente a gasolina entupiu a agulha do carburador...

      Excluir
  36. Marcos estou com problema na minha kasinski prima eu acelero e ela não passa de 70 km, verifiquei se o diafragma estava furado ele não estava levei ao mecânico e ele abriu a lateral e falou que tinha que trocar os roletes da embreagem e a correia, vi que os roletes estavam gastos e comprei as peças e ele trocou mas continuou o mesmo problema, você saberia me dizer o que a onde está o problema ou aonde pode ser, no mais obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com quantos KM está sua moto?

      Excluir
    2. ok 27.000 KM... e vc fez todas as manutenções? principalmente, vc trocou o óleo e o filtro à cada 6.000Km usando sintético 5W40?

      Excluir
    3. humm... então vc usou 10W30 semisintético... infelizmente, dependendo das condições de uso (ex tempo contínuo rodando), o pistão e/ou camisa podem ter sido desgastados e isso explicaria o motor fraco. O óleo está abaixando? Se bem q trocando a cada 1.000km não daria pra perceber direito.

      Bom cara, peça pra um bom mecânico de moto avaliar se o motor está "cansado", com desgaste prematuro dos pistões. Com sorte vc tem apenas um problema de obstrução no carburador, ou alimentação deficiente (bomba de combustível comprometida etc).

      Boa sorte. Abraço

      Excluir
  37. quando comprei a moto eu olhei no manual e vi que era sintético, esse óleo eu não encontrei, então liguei na concessionária e ela me informou que poderia trocar o óleo Ipiranga SAE 10w30 semissintético então a cada 1000 Km trocava o óleo e quando comprei já fiz a troca do filtro.

    ResponderExcluir
  38. O mecânico descobriu o problema, ele falou que estava emperrado a agulha pois é eletrônica, o motor não está baixando o óleo está andando bem. Você sabe onde encontro esse óleo sintético 5W40?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo ele achou sujeira/entupimento na agulha do carburador, mas ela não é eletrônica.

      Vc deve encontrar 100% sintético 5W40 em qq casa de óleos, nos postos Ipiranga (mais caro), ou em último caso pode comprar pela Internet.

      Excluir
  39. Olá boa noite,
    Você sabe aonde posso comprar o sensor de freio da prima 150,e se o de alguma outra moto serve nela?

    ResponderExcluir
  40. Olá Marcos pelo amor de Deus me ajude, minha prima para do nada na rua e depois só pega se eu esperar 25.20 min. Quando pega, já troquei vela, bateria, tirei alarme, troquei óleo, limpei carburador e nada ela simplesmente engasga e afoga do nada qd estou andando ! Sabe o que acontece? Obrigado

    ResponderExcluir
  41. Ola marcos, minha prima nao esta andando nada.... quando eu ligo ela e tento andar, ou quando paro no farol, mesmo acelerando ao maximo, ela chega no maximo 30km/h, se for subida entao, é melhor descer e empurrar... só depois de alguns minutos forçando ela solta um pouco mais... o que vc suponha que possa ser?... grato
    Rogerio araujo

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, tenho uma prima 150 ano 2011, e o diafragma do carburador deu problema,
    Alguém pode me ajudar?
    Onde compro outro diafragma?
    Posso substituir por outro carburador de outra moto?
    Se alguém puder me ajudar fico satisfeita .
    Desde já agradeço .
    Gisele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele da para colocar o carburador da Susuki burgman ....

      Excluir
    2. Gisele da para colocar o carburador da Susuki burgman ....

      Excluir
    3. Boa noite da pra colocar carburador da Dafra lezer 150 são idênticos ou cg 150 Sport ou da sandaw

      Excluir
  43. gostei muito do fórum pois tirei varias duvidas..

    ResponderExcluir
  44. Caro amigo, tenho uma prima 150, e ela apresenta um problema estranho, quando dou contato na chave e o normal e a gente escutar uma curta pré-injeção de combustível, na minha a bomba de gasolina fica ligada um tempão, e começa a jorrar gasolina pelo respiro do carburador. Minha moto fica parada muito tempo, então coloquei uma bateria novinha da bosch, e também troquei a controladora da bomba de combustível, mas nada resolveu, tem alguma sugestão que possa me ajudar a resolver este problema? Muito obrigado, Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo verifica a agulha ,pois a mesma pode não estar fechando ok, fica a dica.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  45. Marcos, a minha prima esta morrendo nas descidas e em baixa aceleração para que esta afogada. será que é regularem da boia? Tb eu abri o carburador e verifiquei que tem uma espécie de bombinha que quando acelera ela manda mais combustível para o carburador. Essa "bombinha" esta com uns risquinhos, será que pode ser isso?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  46. a moto não pega a partida funciona mas nao tem faisca oque pode ser bobina ? posso substituir por qual bobina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu estava com o mesmo problema ,quase fiquei loko no meu caso era um fio que escapou do terminal que vai na caixinha que fica embaixa do bancon, ali fica o cdi o rele de partida e o rele da seta, naquele terminais tem um monte de fio e um se soltou e não mandava sinal na bubina, o coreto de se fazer é pegar um multimetro e medir fio por fio, aconpanha a cor e vai medindo fica a dica ok !!!

      Excluir
  47. da a partida e nao tem faisca oque faço agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  48. Boatarde! Estou com mesmo problema já troquei bobina ignição. CDI.extator de força achando que poderia ser pulsador.tudo que vcs imaginarem por favor mim ajudem estou quase colocando fogo nela kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu estava com o mesmo problema ,quase fiquei loko no meu caso era um fio que escapou do terminal que vai na caixinha que fica embaixa do bancon, ali fica o cdi o rele de partida e o rele da seta, naquele terminais tem um monte de fio e um se soltou e não mandava sinal na bubina, o coreto de se fazer é pegar um multimetro e medir fio por fio, aconpanha a cor e vai medindo fica a dica ok !!!

      Excluir
  49. Boa tarde! Estou com uma prima 150 não ta passando centelha já troquei CDI .extator de força achando que poderia ser o pulsador.bobina de ignição. Tudo que imaginarem mim uma ajuda aí quem poder porq já vo colocar fogo nesta moto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu estava com o mesmo problema, no meu caso era um terminal dos encaixe que vai para a caixinha que fica embaixo do banco, ali fica o cdi rele de partida e o rele da seta,da uma olhada com cuidado nos fios que vai no terminal, no meu caso foi um fio daqueles que se soltou do terminal e não passava corrente, da uma conferida, o certo mesmo era pegar um multimetro e medir todos os fios de ponta a ponta fica a dica !!!

      Excluir
  50. A minha prima 150 apresenta falta de potência, verifiquei o diafragma e esta tudo certo com ele. O que devo verificar para sanar esse problema?

    ResponderExcluir
  51. Estou comprando uma prima 2013, mas o done dela me disse que quando ela está quente e voce desliga, não pega mais. Só quando esfria totalmente. Alguem já teve esse problema? acha que é de fácil solução?

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, acabei de comprar uma Prima 2011/12 e ela já me deixou na mão. A partida não está girando o motor, faz só um barulho de elétrica. O que pode ser e alguém tem um local para encontrar peças?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tb comprei uma prima 2012 e achei muitas dicas aqui! Muito bom mesmo! Com relaçāo as peças, achei tudo que preciso no mercado livre, inclusive o diafragma. Estou aguardando chegar as mesmas pra iniciar uma revisāo básica. Att Marcos

      Excluir
  53. Alguem pode me ajudar???
    Preciso do diafragma do carburador da PRIMA 150.
    Alguem sabe onde posso conseguir comprar um? De preferencia em SP - capital?
    Obrigado a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara pode por da Titan 150sport que dá certo ou da Dafra lazer 150

      Excluir
  54. Alguém tem a Trava da Agulha do pistonete da Prima 150 ou sabe se tem alguma compatível com ela..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, estamos perdido. Ninguem tem nada pra essa moto. Quando acha é caro demais. Estou com problema de perda de potencia que aconteceu de uma hora pra outra. Limpei carburador e troquei vela ficou 70% nao mexi no diafragma

      Excluir
  55. Alguem conseguiu adaptar o diafragma da honda cg 150 sport como foi mencionado na materia ??? achei por 19 reais em "bagulhos" - motosmalfa.com.br. No MercadoLivre ta 99 reais... dah pra comprar 4 e tomar uma coca-cola gelada...

    ResponderExcluir
  56. A minha prima estava com o mesmo sintomas de afogamento ao acelerar. Parecia normal mas ficava sem força ao acelerar, etc. Abri a tampa como descrito mas o diafragma estava intacto depois logo vi a mangueira que liga no filtro de ar estava solta + filtro de ar enxarcado de oleo. Prendi a bracadeira direito e lavei a espuma do filtro com detergente neutro. Esperei secar e resolveu o problema.

    ResponderExcluir
  57. Olá, comprei uma Prima 2013 à 3 meses, estou gostando, comparado com a Burgman 2009 que tinha.
    Ela apresentou vazamentos na Junta, levei ao mecânico e me informou que havia uma mangueira solta, levando óleo para o filtro. Sabem me dizer qual peça posso trocar e substituir?

    O mecânico disse ter solucionado e apresenta vazamento. Já trocou a Junta.

    ResponderExcluir
  58. Olá minha moto prima 150 está com o seguinte problema ela segura lenta normalmente mais não tem força pra andar e não sobe o giro não para dos 5 mil giros o que pode ser há me chi em tudo lã e o carburador 3 vezes e nada melhora troquei vela filtro de ar cachimbo será esse bendito diafragma do carburador

    ResponderExcluir
  59. Minha prima ta horrivel com tanque cheio ela para e dps coloco um pouco ela anda me disserao que ela bebe muita gasolina isso e verdade gente

    ResponderExcluir
  60. Bom dia!

    Tenho uma kasinski prima 2012 e a mesma ficou um mês parada sem eu poder andar por motivos particulares...quando tentei andar novamente na mesma nao consegui. a moto liga e qd acelera o motor morre. o que pode estar acontecendo? será que é no diafragma...pois antes ela andava normalmente.

    ResponderExcluir
  61. O marcador de combustível da minha prima 150 está marcando como tanque cheio , toda vez que ligo ele sobe e não desce mais, o medidor só desce quando desligo alguém sabe que pode estar ocorrendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha não marca o combustivel, com tanque cheio o ponteiro não mexe, pode ser bóia ou o painel?

      Excluir
  62. Olá
    Comprei ontem uma Prima 2013 no caminho de casa parei duas vezes, na primeira ela pegou sem problemas já na segunda quando abasteci até o gargalo ela simplesmente não pegou mais, sempre que ligava a chave sentia a vibração da bomba de combustivel trabalhando, porém o forte cheiro do combustível indicava estar afogada. De repente notei que vazava combustível pelo guarda-pó da tampa do filtro de ar.
    infelizmente tive que chamar um guincho.
    qual será o problema, boia ou diafragma?

    ResponderExcluir
  63. Bom dia!

    Minha moto apresentou o mesmo problema. Quando chega aos 50km, ela engasga e não sobe mais o giro e também não aumenta a velocidade. Gostaria de saber se você faz esses serviços de troca de carburador? Sempre levo minha moto na Ciclomotos no taboão da serra, avenida Kizaemon, porém toda vez que levo minha moto ela volta com um problema diferente. To cansado de ser enganado, além de ser super caro a manutenção da moto, ela fica mais na oficina fazendo reparos do que comigo. Necessito da moto para trabalhar assim como muitos trabalhadores. Estou a procura de um mecânico confiável e se você souber de algum lugar com boas referências agradeço muito. Parabens pelo o blog! Poderia me enviar um email elispectra2.3@gmail.com? Apenas para mantermos contato? Desde já agradeço! Tenha um otimo dia!

    ResponderExcluir
  64. Acabei de entrar no Blog, más me parece que não está mais no ar? Ninguém postou mais nada!

    ResponderExcluir
  65. Estou com um problema na minha moto Prima, idêntico ao problema postado pelo André Gomes de Souza em 09 de Agosto de 2016. Já desmontei o carburador 3 vezes, não notei nenhum furo no diafragma, mesmo assim não dá aceleração nenhuma com o freio traseiro acionado e quando solto o freio não passa de 5000 giros. A moto esta pegando muito facilmente, segura muito bem a lenta, mas não tem aceleração. Alguém mais já teve esse problema e poderia me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha deu a mesma coisa!!!! resolvi limpando o FILTRO DE AR.... Depois de ter trocado muita peça e fazendo muitos testes.. era apenas a marda do filtro de ar que estava mal colocada e encharcada

      Excluir
  66. Blz? Sou MARCELO de Brasília
    Tenho uma kasiski prima 150 e começou a vibrar, e vibra muito na mão e no assento. O escapamento tava rachado e pedi pra soldar e troquei o óleo, será que foi por algum desses motivo.Não tava assim foi depois que voltou pra oficina....Grato desde já

    ResponderExcluir
  67. Venho aqui deixa meu relato para posteridade... NOVA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMA E SOLUÇÂO.

    A minha Prima 150, estava perdendo potencia chegando a 5 mil rpm se eu acelerasse muito parecia um motor de barco manco.... nao passava de 60km/H. Entao levei no mecanico e começamos a mexer para identificar o problema.

    Troquei a Vela, nada de arrumar o problema
    limpei todo o carburador, nada de resolver o problema
    Retirei o sensor do afogador e isolei, nada de resolver o problema.
    coloquei um CDI novo para teste, nada de resolver o problema,
    Verifiquei o diafragma estava perfeito e sem rechadrua ou corte.

    Entao depois de 1 semana resolvi abrir o filtro de ar. desmontei vi que estava sujo... porem como nao tinha nada para limpa-lo instalei ele novamente prendendo e apertando os parafusos.. QUando liguei a moto ela estava 100%

    FICA A DICA para quem sofrer com esse problema e ja passou por todas estas etapas e nao resolveu

    ResponderExcluir
  68. Ola minha moto perdeu força esta fazendo um barulho alto quando acelera e troca as marchas e cheiro de lona queimada porq tive q andar ate minha casa

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!
    A minha é 2011/2012, está com 3 mil km rodados, ela estava guardada desde o final de 2012, fiz a manu básica e tive que trocar a Bomba de combustível... Enfim, ela agora ela está apresentando o seguinte problema, ela anda 2 km morre e não ligar tenho que esperar uns 5 minutos e ela volta a funcionar por mais 2 ou 3 km.
    Percebi que agora qndo tento ligar a moto está pingando muita gasolina no chão,alguém da uma luz o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  70. Boa noite!
    A minha é 2011/2012, está com 3 mil km rodados, ela estava guardada desde o final de 2012, fiz a manu básica e tive que trocar a Bomba de combustível... Enfim, ela agora ela está apresentando o seguinte problema, ela anda 2 km morre e não ligar tenho que esperar uns 5 minutos e ela volta a funcionar por mais 2 ou 3 km.
    Percebi que agora qndo tento ligar a moto está pingando muita gasolina no chão,alguém da uma luz o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo. Olha, eu arriscaria duas coisas, pois ja tive problemas com isso.
      1. Refil da bomba de combustivel
      2. mangueira de gasolina rasgada.

      Como vc trocou a bomba de combustivel, eu iria na opção 2. Sò uma duvida, a sua bomba é nova, ou recondicionada?

      Excluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Tenho uma future 125 tava rondando file.mas ficou 2meses parada .fiz a limpeza do carburador.liga kormal mas quando acelera perde a força e morre.poderia de ajudar. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir