segunda-feira, 26 de março de 2012

Problemas com a Bateria

http://play.google.com/store/apps/details?id=net.tiua.fallingbird


Essa não aconteceu comigo (ainda), posto aqui sobre o relato do Diegão e do FDomingues no forum motonline.

As baterias estão pifando após 1 ano. Baterias são mesmo componentes q frequentemente dão problema, e a original da Prima não é selada, ou seja, se secar "cola as placas" e já era. Uma boa medida é verificar regularmente o nível da água (destilada). A criação de "zinabre" nos terminais é uma evidência de que a bateria ta indo pro saco.

FDomingues substituiu a dele por uma igual à da Honda CB500 selada nacional por R$120 na Gen Osório; o Diego substituiu a dele por uma "YTX9 BS" selada como a da foto:





Infelizmente verificar o nível da água normalmente exige retirar o compartimento de carga sob o assento, pois o acesso indicado no manual é muito justo para permitir a retirada tranquila da bateria. Justamente por isso, é importante que a bateria seja selada.

12 comentários:

  1. Olá amigo. Vc conhece alguma companhia de seguro que faça seguro para scooter?
    Comprei uma Prima150 mas tenho muito medo de ser assaltado.

    E guincho caso aconteça problemas? Onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rafael, eu fiz o seguro da minha pela Porto qdo tirei da revenda, mas não renovei, pois de fato não considero necessário (se o objetivo for cobertura contra roubo apenas, como era o meu caso). Scooters em geral são pouco visadas, a Prima menos ainda.

      Guincho é uma vantagem de ter seguro (normalmente inclui 4 por ano), mas tem várias pessoas q prestam socorro à moto, normalmente as oficinas de moto oferecem esse serviço. Procure nas oficinas de moto próximas ao seu trajeto diário.

      Excluir
    2. Boa noite marcos fiz a troca da minha bateria hj ela veio de boa até em casa agora fui ligar para guardar na garagem ela não funcionou oque VC acha que pode ser obrigado boa noite

      Excluir
  2. ola para todos.
    primeiramente gostaria de falar que sem sombra de duvida este é o melhor blog sobre prima 150, já me tirou varias duvidas e ajudou muito parabéns.

    Eu estou com o mesmo problema de bateria, vou faze a 3° troca, isso mesmo TERCEIRA troca de bateria, minha prima tem 8.070 Km.
    Eu gostaria de saber se acabou o problema com a troca dessas baterias citadas acima, quanto tempo durou? e se precisa fazer algum tipo de adaptação?
    agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Douglas, normalmente as baterias tem uma garantia curta, de 3 meses no máximo. São componentes q frequentemente dão pau mesmo, não é privilégio da Prima. Se as suas estão pipocando dentro deste prazo, exija a troca. Nenhuma adaptação é necessária.

      Excluir
  3. Resolvi meu problema com a bateria, instalei uma de NOBREAK 12V 7.2AH SELADA, fiz pequenas alterações nos terminais já que são diferentes, e a mesma encaixou como uma luva, pois tem as mesmas dimensões do suporte da bateria da PRIMA 150, custo incríveis R$ 50,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde encontro uma dessa por 50? A minha bateria acabou de colar a placa é estou sem poder usar a moto

      Excluir
  4. Pessoal, boa tarde!
    Tive o mesmo problema, com uma ressalva: a minha está com 2.900km aproximadamente e apenas 5 meses de uso!
    Segunda pela manhã fui dar partida e a bateria mal conseguia gerar o motor...
    Tirei a bateria, abri ela com cuidado e para minha surpresa não tinha 1 gota de água mineral ou de solução para bateria.
    Fui a uma mecânica, coloquei a água mineral e dei uma carga de 1hora, instalei novamente e ela pegou de primeira!
    De qualquer maneira, estou vendo uma bateria para trocar logo antes que essa me deixe na mão novamente...
    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Alô a todos os seguidores deste Blog. Pois estou c/um 'problemaço'. Vejam bem o que acontece de surpresa. Tenho uma Prima GTS c/10.485kms, neste sábado dia 06/04/2013 mais exatamente as 8hrs da manhã, fui dar uma volta com a mesma e passei em um pequeno buraco (Pequeno mesmo) e rebentou a cinta da bateria e a mesma ficou inclinada ao ponto de derramar o acido sobre o motor e a roda. O pior é que vazou pela emenda da bateria. É claro que só fui ver quando a chegada em minha casa, vcs imaginem o estrago do mesmo. Devido a fazer sempre todas as revisões na concessionária acabei de deixa-la na mesma e estou aguardando uma resposta da Kasinski a partir de hj. Agora a pergunta que faço é: Como uma empresa que vende um veiculo de ótima qualidade por um preço não tão convidativo assim pode colocar uma bateria não celada? Motos não podem nunca serem colocadas baterias que não sejam de GEL. Algum dia vai dar zebra. Se eu realmente tivesse a informação de que a baterai não era de GEL, teria trocado na mesma hora da saida da loja, c/custo para mim sem problemas. Vejam bem, tenho 68 anos vc podem imaginar o que já rodei de moto por esta vida... Abçs Rui Silva

    ResponderExcluir
  6. Alo galera. Pois estou novamente me colocado a disposição de todos os blogueiros de plantão. Entrei em contato c/ a revenda (AUTOSUL) aqui em POA, e meu pedido foi encaminhado o parecer da KASISNSKI que de imediato mandou fazer todos os reparos necessários devido ao vazamento da bateria. Vejam bem que eu tenho a PRIMA 150 desde novembro de 2011 e ate o presente momento nunca me foi negado o atendimento e a qualidade do mesmo. Sorte... não... chama-se qualidade do pós venda. Trabalhei na VW do Brasil como consultor técnico durante muitos anos e isto chama-se (RESPEITO AO CLIENTE) primazia VW e agora encontro na KASINSKI. Parabéns a Autosul e a KASINSKI DO BRASIL. Rui silva, um cliente satisfeito c/o produto e com a qualidade do atendimento...

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, estou colocando o meu comentário só agora pois a minha prima foi adquirida em fevereiro de 2014.
    Quanto à bateria da prima, ou de qualquer outro veículo que venha apresentar problemas por estar secando o líquido de seu interior, não é por baixa qualidade da bateria, mas sim por problema no regulador de voltagem, que deve enviar no máximo 14,5v para carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico do veículo. Para verificar use um multímetro. Ligue o veículo, usando o multímetro para medir voltagem DC, coloque as ponteiras, uma em cada polo da bateria e, se não tiver como prendê-las, peça a alguém que ative o acelerador do veículo. Enquanto a rotação do motor aumenta, verifica qual a indicação no multímetro. Lembre-se, não deve passar de 14,5v, não importa a rotação do motor.
    Espero ter ajudado.

    Ronie Coutinho

    ResponderExcluir
  8. Boa noite amigos e companheiros de prima.
    Eu comprei uma moto desta para minha esposa, mais ou menos um ano atrás , ela esta com 6500 atuais . Ja tive um problemão com a tampa do óleo que se desprendeu enquanto minha esposa andava com ela . Ou seja todo o óleo evaporou e motor fundiu . O pos vendas refez o motor como o esperado , afinal a moto estava na garantia, porem tenho tido problemas atuais com as baterias , é baterias . Ja troquei 4 , como elas estão dentro da garantia , a loja me amparou . Porem estou com uma pulga atrás da orelha .
    Acho que é a moto que está fritando as baterias , colando as placas .
    Li um pouco acima , em um comentário de um colega aqui , que os retificadores devem mandar cargas ate 14'50 aproximadamente , fiz um teste na moto hj e descobri . Que ela esta mandando mais de 15'00 quanfo acelera e na marcha lenta ela esta.com 14'50.
    Se ela estiver mandando carga a mais . O que pode ser ? Alguem ja teve algum problema similar ? Gosto muito da motinha , ela é apaixonante . Quase tomei ela da minha esposa . Kkk
    Tem algo que eu possa fazer , tem alguma peça que faça essa transformação fora o retificador que talves possa estar com defeito.
    Desde ja agradeco o empenho de nosso colega criador deste blog maravilhoso e bem educativo . E ao apoio de todos que somão com suas contribuições .
    Abraço .

    OSS
    Sensei Faustão.

    ResponderExcluir