sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mais um mito desvendado: óleo de motor de scooters é diferente do óleo do motor de carros

Não existe diferença.

O óleo do motor da Prima 150 é sim igual ao de um automóvel convencional, basta que atenda no mínimo SAE 5W40 API SG (ou superiores SH, SI, SJ, ...), por exemplo eu usei um Mobil Super SAE 5W40 API SN 100% sintético, que custou ~ R$ 33 o litro. Esse óleo não é encontrado em qualquer posto (e se encontrá-lo custará o dobro), mas uma grande autopeças o terá com certeza à um preço justo.

O erro é frequentemente cometido devido ao fato das motocicletas convencionais usarem o mesmo óleo para o motor e para a transmissão (engate das marchas, o cambio). Scooters se parecem mais com carros quando o assunto é transmissão, uma vez que usam CVT - a Honda chama de VMATIC mas é essencialmente a mesma coisa. Transmissão automática CVT é um dos sistemas mais eficientes tanto para carros quanto para motos, sendo q dentre elas apenas scooters o utilizam atualmente (2011).

Parte da transmissão CVT das scooters opera à seco (a polia/correia e as engrenagens cônicas), como mostra este video:



O fluido de transmissão lubrifica apenas o acoplamento final com a roda traseira - o cubo traseiro / rear hub - que tem um reservatório para óleo específico, onde se armazena apenas 200ml 120ml de um óleo 100% sintético - que no caso da Prima 150 é o SAE 75W/85 API GL4.

Os dados são do manual de serviço da Piaggio Fly 150 pg 20 "Table of Recommended Products".

4 comentários:

  1. Amigo bom dia.

    Sei que o tópico é antigo mas estou passando pelo mesmo problema que você. Tenho uma citycom e infelizmente a Dafra "adaptou" (20W50 SG JASO MA) a espec do óleo para o nosso mercado, de motor e transmissão. A SYM também tem várias viscosidades nos diversos documentos e manuais ( 5W40/10W30/10W40) no mínimo SH e não exige JASO. Estou muito inclinado a usar o mesmo que você usou (MOBIL SUPER 5W40 API- SN) está 35,00 no mercadocar. Como está o comportamento da sua moto com o uso desse óleo, você teve problemas? ainda está usando ele?

    Obrigado,
    João Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala João, bom o óleo correto é o que o "manual de serviço" recomenda. Não sei se a Dafra fez o mesmo q a Kasinski colocando no "manual do proprietário" um óleo diferente, mas vc vai encontrar facilmente o manual de serviço da Citycom na internet, lá estará a especificação correta. Lembre-se de trocar o filtro sempre q trocar o óleo.

      No meu caso, o desempenho da moto ficou MUITO melhor usando a especificação correta. O 5W40 API-SN aguenta 10.000km tranquilo. Estou rodando com o meu à 5.000km sem problemas, pretendo substituí-lo aos 7 ou 8 mil Km, só por precaução.

      Excluir
    2. Marcos obrigado por me responder.

      Sim a Dafra fez o mesmo que a kasinski, porém oq acontece é que no manual de serviço da citycom está 10W30, no manual do proprietário SYM está 10W40 SH e por exemplo no site da SYM Grécia está 5W40 SL. Estou muito confuso com isso. Pelo que pude pesquisar os óleos específicos para scooter que tem no mercado europeu são todos 5W40 por isso pensei em colocar também essa viscosidade. Inclusive que tá muito barato no mercadocar em SP.

      Pra você ter uma idéia a dafra exige e coloca 20W50 SG selenia, nada a ver com nenhuma das epecs do SYM. Ele alegam "tropicalização" da moto. Eles também viajaram na espec da transmissão a SYM orienta SAE 140 GL-5 pra transmissão hipóide e a dafra colocam um Tutela 80W90 GL-4 pra cambio de Fiat... Para s transmissão eu já resolvi vou colocar um Motul 75W140 GL-5 100% sintético, comprei no Mercadocar (uma fortuna!!). Tinha uma lubrax mineral 85W140 GL-5 por 8,00 mas não me passou muita confiança.
      Agora para o motor estou muito confuso, nem a SYM define uma spec única.

      Acho que vou usar o mesmo oleo que você escolheu. Só fico meio com medo porque mesmo que nossas scooters não precisem de jaso MA, o pessoal fala que motor de moto é de alto giro, pouca refrigeração, sei lá pode ser migué tb, Na citycom nem isso acontece... refrigeração liquida, ventoinha

      Obrigado e desculpe pelo post longo.
      João Victor.

      Excluir
  2. Bom dia povo do bem ...
    Mais algum comentário sobre consumo, desempenho, vibração, etc com o óleo de carro 5w40 ?
    Abs a todos.

    ResponderExcluir