quarta-feira, 13 de julho de 2011

A especificação do óleo do motor: o mito do clima

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Está inscrito na carcaça do motor da Prima 150 a especificação do óleo para o qual ele foi projetado: 5W40, somente disponível 100% sintético



Um mito frequente é afirmar que "o óleo especificado pelo fabricante não serve para o clima brasileiro". Na verdade, isso é um erro cometido por mecânicos que não compreendem exatamente o que significa a especificação de viscosidade SAE de um óleo para motor. Pior que isso: a própria Kasinski no manual do proprietário recomenda o uso de um óleo para o qual esse motor não foi projetado, o 20W50 mineral.

Para uma explicação detalhada sobre a especificação de viscosidade SAE, sugiro a leitura deste artigo, seção "2) Especificação de viscosidade":
http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o-que-significam-as-siglas-nas-embalagens-de-oleo-lubrificante

Basicamente, 5W40 significa que o óleo terá viscosidade 5 quando estiver frio, e 40 quando estiver quente. Ou seja, se você usar um óleo 20W50, ele é 4x mais viscoso que o 5W40 no momento da partida, quando o motor e o óleo estão frios. Oras, esse é justamente o momento em que o motor mais precisa de lubrificação!!! O detalhe é que usando 20W50 num motor projetado para usar 5W40, os problemas não aprecem na hora, mas ele vai se desgastar muito mais rápido.

Ou seja: utilizar um óleo fora da especificação de projeto do motor fará com que a vida útil dele seja menor. Isso pode ser bom para as concessionárias e oficinas mecânicas, mas é péssimo negócio para o proprietário.

Se por um lado utilizar o óleo 100% sintético 5W40 para o qual o motor foi projetado aumenta a vida útil dele, por outro a montadora Kasinski ameaça seus consumidores com a perda de garantia, caso não seja utilizado o óleo 20W50 mineral recomendado no manual do proprietário. Entre a duvidosa garantia oferecida pela Kasinski e o uso do óleo especificado pelo fabricante (a chinesa Zongshen), minha opção foi por respeitar os engenheiros que projetaram o motor. Faça a sua opção, por sua conta e risco.

UPDATE: graças ao Diego Rodrigues do forum motonline, que entrou em contato com a montadora, o erro da especificação no manual foi admitido, e agora o óleo do motor oficialmente recomendado é o 100% sintético 5W40 API SG (ou SH, SI, SJ ...). Você proprietário da Prima 150, fique atento e exija que a revenda utilize o óleo correto, e caso se recusem, informe o SAC da Kasinski.

4 comentários:

  1. atualiza aí já que após contato com o SAC admitiram o erro no manual e recomendam o 5W40 sintético.

    caso a concessionária insista em colocar o 20W50 é só dizer que foi a fábrica quem recomendou e que vai ligar no SAC.

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  2. beleza Diego, atualizado, obrigado ;-)

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  3. ola meu nome e Andeson tenha uma kasinki prima 150 e fui trocar o oleo e colocarão o óleo 20w50 ai começou a bater o motor ai eu mesmo troquei o óleo de novo mais não achei o óleo 5w40 coloquei 10w30 e a mesma coisa ou não porfavor me envie um email me respondendo anderson1994.al@gmail.com obrigado

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    Respostas
    1. O desgaste prematuro por conta do óleo errado costuma levar algum tempo, não é de uma hora para outra, tipo colocou o óleo errado começa a bater... depende de qtos km vc rodou com o 20W50, se andou mto tempo em alta RPM etc.

      Veja se o nível está correto, óleo baixo faz o barulho típico "tec tec tec"... 5W40 vc em casas especializadas em óleo, supermercados, internet, etc

      Boa sorte.

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