segunda-feira, 25 de julho de 2011

Kasinski Prima 150 X Honda Lead 110

http://play.google.com/store/apps/details?id=net.tiua.fallingbird


Recebí o seguinte questionamento:

"(...) Gostaria de sua opinição sobre a Kasinski Prima 150, estou em dúvida entre a Prima e a Honda Lead, na comunidade dela no Orkut muitas reclamações, qual sua avaliação sobre a scooter Prima 150 (...)"

Infelizmente penso q não há uma resposta simples para esta pergunta, mas sim uma série de pontos q vc deve contextualizar, ou seja, escolher quais lhe são importantes.

Onde a Prima 150 ganha da Lead 110:
- 2 rodas 13 polegadas (portanto é + alta em relação ao solo, enfrenta melhor pistas irregulares, não fica raspando em lombadas, curvas agressivas, etc)
- motor mais potente (150 cilindradas contra 110cc da Lead) e clone da Piaggio Fly 150 / Vespa LX 150
- velocidade final aprox 110Km/h (contra aprox 85km/h da Lead), importante se vc utiliza vias expressas
- seguro + barato (aprox metade do valor da Lead)

Onde a Lead 110 ganha da Prima 150:
- pós-venda da Honda é MUITO melhor que o da Kasinski
- mais moderna, pois tem injeção eletrônica, refrigeração à água e freios CBS (a Prima é carburada e refrigerada à ar)
- o espaço sob o assento é um pouco maior q da Prima, apesar dela também tem um bom espaço

Além disso, só recomendo a Prima 150 se vc tiver uma boa concessionária/revenda da Kasinski por perto. Infelizmente não é tarefa simples encontrar uma boa CC/revenda da Kasinski... recomendo pegar o nome da CC/revenda e pesquisar no google por problemas - o site http://www.ReclameAqui.com.br e o forum http://www.motonline.com.br/forum são especialmente úteis. Se vc mora num grande centro urbano, provavelmente terá mais de uma CC/revenda, o que aumenta as chances de encontrar profissionais sérios. Se vc entende de mecânica de scooters, tem as ferramentas adequadas e está disposto à fazer vc mesmo as manutenções, a Prima também é uma boa opção, mas neste caso vc perde a garantia - o que, honestamente, só considero um problema antes dos 1000 Km rodados (1a revisão).

Outro ponto importante de considerar é se vc pode ficar alguns dias (talvez semanas) sem a moto, pq as peças as vezes demoram pra chegar na rede autorizada Kasinski.

Boa sorte na sua escolha.

62 comentários:

  1. O que dizer?
    Parabenizar é pouco,
    Passei o final de semana lendo sobre elas e observei que muita gente denigre ou elogia em demasia ninguém com a responsabilidade e credibilidade que você vem passando e postando neste diário de bordo,
    Quando ouvimos falar em blog associamos a coisas inúteis ou irrelevantes o seu Marco é digno de matéria para revistas especializadas em duas rodas,
    Fiquei mais declinado a Prima 150 agora já sabendo que posso encontrar futuros problemas com a reposição de peças apesar de que meu uso será esporádico alguns dias da semana e distancias que não ultrapassem os 50 km diários, mais uma vez
    MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já possuí Lead da Honda. É muito pesada. Se precisar empurrar ou estacionar a coisa complica. A Prima é levíssima e muito ágil O preço de revenda é ruim para as duas. As concessionárias Kasinski aqui do Triângulo Mineiro são péssimas e estão fechando. A frenagem da Prima é uma vergonha e a fiação é descartável. A iluminação e carenagem são excelentes. Acho que todos devem comprar a nova scooter 150 da Honda que empata em alguns ítens com a Prima, mas tem frenagem e pneus dignos das aventuras deste Brasil. Meu nome: Ivo Santos 34 32105527 2641 em Uberlândia ao seu dispor.

      Excluir
  2. Realmente os relatos do Marcos são muito úteis e bem elaborados. também possuo uma prima e tive mais sorte. único inconveniente que ainda não foi resolvido (até esqueci de ligar pra ver se chegou a peça) é a bóia marcando mais combustível do que tem, mas convivo com isso na boa enquanto espero.

    uso a minha diariamente pra ir trabalhar. são 27km ida e volta ou 54km quando almoço em casa. desde o dia 10 de junho rodei até hoje 1600 quilômetros. além de ir pro trampo estou usando pra ir pra tudo quanto é canto quando é necessário resolver algo que não precise do carro pra levar gente ou coisas que não cabem na moto.

    eu sou um entusiasta de mecânica e ando achando a manutenção relativamente fácil, talvez por estar acostumado com motores de carros. achei o acesso fácil, apesar de ter que tirar a carenagem, e os não vejo grandes empecilhos pra gente mesmo meter a mão na massa. hehe!!! o Marcos está colaborando muito nessa parte, fazendo tutoriais bem explicados e com fotos. espero colaborar com algo assim que possível.

    grande abraço "procês"!

    Ass: Diego Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Pessoal muito obrigado pelos elogios e pela leitura do blog - fazem me sentir útil de alguma forma.

    Diegão, se quiser escrever sobre a Prima, é bem vindo ao blog ;-)

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu! estou querendo comprar uma para mim desde o ano passado. moro a 2km do meu trabalho - pertinho, é para a ida e volta - 4km, se for. tenho irmãos motociclistas que participam de motoclube. tenho tudo a favor, menos a aceitação do meu marido. tentar convencê-lo é terrível! ele preferi me levar para todos os locais de carro, do que me ver numa scooter. e vem cá, tenho 1,75m, será que vai ficar legal? na lead ficou horrível. amanhã, vou resolver. tenho apoio dos meus irmãos, que serão meus mecânicos. estou ansiosa, mas sei que vai ser briga para mil anos!

      Excluir
    2. Oi Carlinha, 1,75 na Prima é tranquilo, eu tenho 1,80 e ela me oferece uma posição de pilotagem bastante confortável.

      Excluir
  4. MUIIIIITOS parabens. A comparação estava ótima e direta, só faltou km/l, mas ja achei maios ou menos 40km/l lead e 30km/l kasinski prima 150. Acho q vou de kasinski pq preciso pegar a ponte RIO-NITEROI. O duro eh o freio dela, e poderia ser mais economica, (desculpe se eu falar besteira) se não fosse carburada. A uma duvida nas duas cabe um capacete fechado e um aberto? No site da prima fala que cabe dois capacetes???? Abraçao

    ResponderExcluir
  5. fala Thiago, o consumo é este aí mesmo q vc falou. A Prima consome mais porque é mais potente, não tem milagre. Honestamente não vejo vantagem em ter IE numa moto desta cilindrada, à não ser a questão ambiental (polui menos a moto q tem IE, mas tb anda menos). Na Prima cabe 1 capacete fechado e sobra um espacinho pra bugigangas diversas ;-)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Marcos acabei encontrando seu blog meio que por acaso, pois estava pesquisando tudo o que podia sobre a Prima 150 antes de adquirir uma e não encontrei muita coisa que negativasse essa scooter. Em relação a pós venda moro na região metropolitana de São Paulo e acredito que não deva ser tão difícil achar peças e serviços.

    Más agora fica a pergunta:

    _ Você compraria uma Prima 150 2012 hoje?
    Você acha que houve melhorias em relação as primeiras que foram lançadas?

    Antes de fechar qualquer negocio vou continuar a dar uma pesquisada, más estou muito convencido que comprar essa scooter será um bom negócio.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Fala Edilson,

    Bom infelizmente eu não soube de nenhuma revenda Kasinski que faça um bom trabalho no pós-venda. No máximo conheço revendas que fazem boas ativações, e são poucas, na região metropolitana de São Paulo só ouví boas referências de 2: a 46 Edgard Soares (Av. Jabaquara, 245 ) e a Star Motos (Av. João Pedro Cardoso, 311 - atrás do aeroporto de Congonhas)

    Nesta data (26/11/2011) ainda considero a Prima 150 a melhor relação custoXbeneficio entre os scooters até 150cc e até R$6.000, mas não é uma moto pra qualquer pessoa, pq não dá pra contar com o suporte da Kasinski.

    Pra quem pode gastar R$13.000 a Citycom 300i da Dafra é uma escolha melhor.

    ResponderExcluir
  8. O Brasil nao tem tradicao em Scooters. So recentemente o Brasil passou a fabricar esse tipo de moto. Portanto, ainda nao podemos contar com diversidade de scooters. Nem de perto, chega ao nivel da Italia. La, sim, podemos encontrar super maquinas...scooters para todo gosto. Penso que as portas se abriram para o Brasil e no futuro teremos maquinas melhores.

    ResponderExcluir
  9. Olá senhores!

    Preciso muito de uma scooter ( pra uso totalmente urbano) pra ir trabalhar. Andei na burgman e na lead e ambas são pequenas pra mim (tenho 1,86m).
    Quaaaase comprei a Lead pois me apaixonei pelo espaço sob o banco, porém numa curva muito fechada preciso abrir as pernas pra não bater o guidom.
    Hoje fui ver pessoalmente a Prima. É a mais bela de todas, o espaço sob o banco é quase igual da Lead, é a mais alta, sentei, virei o guidom e não bate nas pernas, porém, não andei.
    O fato que me deixa com o pé atrás é este problema do pós-venda. Será que eu vou sofrer com isso?

    ResponderExcluir
  10. Amigo, existem boas revendas Kasinski, mas infelizmente são minoria. Depende de onde vc mora... só pesquisando mesmo pra saber.

    ResponderExcluir
  11. Scooters:
    Acho as rodas da Lead extremamente perigosas pra o asfalto brasileiro,todas as Scooters com rodas maiores são melhores que a Lead,esqueçam um pouco a marca e olhem melhor o produto.
    Temos em nosso mercado várias opções,Prima 150,Neo115,Burgman...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então... a verdade é q o asfalto brasileiro é perigoso para qualquer moto e também para os carros

      a Lead ainda é ligeiramente melhor q a Burgman neste aspecto pq a dianteira tem 12" e não 10"

      Excluir
  12. Bom dia Marco,

    Apesar dos meus 47 anos, somente agora estou tirando minha CNH - Moto pensando em "pegar" uma scooter, tivemos moto até 1991, a saga começou com uma ML125 em 1983, depois seguiu com XL125, Xl250, XL350 e NX150 ( em 1987 tive durante 2 meses uma Vespa Azul Clara).

    Comecei pesquisando no começo do ano a Citycom, muito legal, mas achei cara, então fui ver a Prima, Neon e Lead, fiquei com uma grande queda pela Prima, porém com medo de comprar e entrar numa fria.

    Gostaria da sua opinião sobre adquirir uma Prima seminova e como divido meus dias entre Sp e Bauru ( interior - SP ), quais seriam as questões que devo verificar em relação à revenda da Kasiski na cidade de Bauru, pois usaria no interior.

    Outro detalhe, não entendo muito de mecanica, será que conseguiria fazer algumas manutenções na Prima, para não depender da revenda?

    Obrigado, Ismael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Ismael, blz? olha, uma Prima seminova deve lhe sair bem barata... algo entre 4 e 4,5 mil dilmas, mas vc precisa ter atenção pra não pegar algum mico, já q várias por aí foram mal ativadas e vivem dando problema.

      Qto à vc mesmo fazer a manutenção, penso q depende da sua disposição em aprender à fazê-lo. Material não falta, tem muito vídeo na net sobre manutenção da Piaggio Fly 150 e da Vespa LX 150 - motor e trânsmissão da Prima são idênticos aos destas motos. Mas tenha em mente q as peças costumam demorar bastante - se forem partes do motor/transmissão vc pode até importar, mas itens como pastilha de freio p.ex. vc vai ficar dependendo das revendas, não tem muito jeito.

      Considere qto tempo vc pode ficar sem a moto, pq se vc depender muito dela como seu meio de locomoção, pode ficar na mão umas boas semanas.

      Não conheço as revendas de Bauru, mas vc não está pensando em fazer o trajeto até SP com frequência né? se estiver esqueça, scooters abaixo de 250cc não são veículos adequados para deslocamento rodoviário. Neste caso uma Citycom é o mínimo q vc precisa para ter alguma segurança.

      Boa sorte, um abraço.

      Excluir
  13. Preciso comprar uma scooter e já li alguns comparativos entre Lead, Prima, Burg, Neo e Smart, com suas vantagens e desvantagens.

    Porém, ainda não encontrei dados suficientes sobre o aspecto que mais importa para mim: índice de roubo! (mais pela questão do risco de assalto do q pelo valor do seguro).

    Alguém sabe onde posso encontrar esse tipo de informação, pra comparar os modelos? Só achei sites com amostras muito pequenas, o que não me permite fazer análises estatísticas nem minimamente confiáveis. =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa Rodrigo, a lógica em geral é simples: quanto menos se vende, menos se rouba

      logo, o seguro das menos vendidas é mais barato (ex: Prima) que o das mais vendidas (ex: Lead)

      desconfio q a Prima nem aparece no ranking de vendas da Abraciclo

      Esse foi justamente um dos pontos q me fez optar pela Prima

      Excluir
  14. Boa noite pessoal, muito obrigado pelas informações. Tenho um carro para o trabalho, mais queria um Scooter para ir para a faculdade, pois não queria pegar trânsito para ir e voltar pra casa, alem de que é muito mais fácil achar vaga para motos. Fiz um teste na Lead, realmente ela é muito baixa e não passa tanta segurança, estou pensando seriamente em comprar uma Prima, que parece ser maior e com seguro barato, pois não é muito visada como as da Honda.

    ResponderExcluir
  15. Caro Marcos
    Acho que é esse seu nome. O meu também é Marcos e gostaria de questionar dois aspectos, o primeiro deles, se me permite, é que ao ler revistas comparando os scooters, vejo dizerem que os freios são borrachudos numa e noutra publicação que os mesmos freios "dão-conta-do-recado", o que , convenhamos está tão longe de ser um comentário técnico, quanto eu da lua. Dizem também que os amortecedores chegam ao final do curso facilmente, batendo no calço ou no fim do curso. Ainda mais com duas pessoas. É verdade? Os freios combinados da Lead, que freiam os dois na medida certa, são bons e ainda tem um "freio-de-mão" no manete esquerdo, se não me falha a memória, achei isso interessante. Quanto aos amortecedores e peso...peso uns 90Kg e minha esposa uns 55Kg. Acho que os amortecedores não sairão do fim do curso se os dois estiverem à bordo! A Prima é disparado a mais linda e a Lead, a mais neutra(sem sal) delas todas, mas segurança(freios) e suspensões que não chegam tão fácil ao fim do curso e "freio-de-mão", parecem irresistíveis! O que você acha do que foi dito? À propósito, tenho 52 anos e vi pouca gente com sua capacidade de ajudar e difundir o que sabe em benefício dos outros, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala chará...

      Então final de curso na suspensão dianteira é padrão para praticamente todas as scooters até 150cc disponíveis. O problema é q scooter não é um veículo adequado pra essas ruas detonadas q nós temos, e estes modelos são baseados nos padrões europeus de civilização.

      Considerando seu peso e garupa, diria q a Prima é mais adequada, tanto pelo porte qto pela potência adicional se comparada com a Lead. Mas tem outros aspectos à considerar também, principalmente o qto vc dependerá da moto, pq Kasinski é osso e vc pode ficar com a moto parada alguns dias ou mesmo semanas.

      O freio da minha melhorou muito depois q troquei o fluído de freio por Varga DOT-4, o original que veio nela era de baixa qualidade (veja http://prima150.blogspot.com.br/2011/07/freio-dianteiro.html)

      Abraço!

      Excluir
  16. Marco, primeiro, parabéns pelo blog. Muito útil.
    Bem, tenho pensado em adquirir um scooter e a tendência é pelo PRIMA 150.
    Com relação à concessionária-mecânica, você sabe de alguma em Uberlândia-MG?
    E quanto ao que li sobre "ativar" o scooter? O que é esse "ativar" para correr menos riscos de manutenção?
    Por enquanto é isso.
    Obrigado,
    abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá, parabens belo blog e comentários realmente são muito objetivos.
    Estou quase comprando uma Prima semi-nova, mas fiquei só com uma dúvida.
    Oque seria:
    "já q várias por aí foram mal ativadas e vivem dando problema"
    comentado acima no post do outro Marcos de Bauru?

    Obrigado
    Marcelo Boscoli
    São Paulo

    ResponderExcluir
  18. Olá colega achei bem interessantes seus comentários, mas valem alguns complementos:
    A Honda lead tem motor montado na China, por isso a alma do scooter Honda também é chinês... peças para a Lead por melhor que seja a concessionária também são complicadas, o que não torna a Kasinski melhor.
    Mais um fato que me deparei em minhas pesquisas...problemas diversos com a injeção eletrônica da Lead. Muitos mecânicos relataram a mesma coisa, necessidade de manutenção constante no sistema de injeção...Ponto dado como positivo a favor da Lead.
    Meu objetivo não é tomar partido de um ou outro scooter, mas apenas colocar alguns detalhes que acabei encontrando em minhas pesquisas para aquisição de um veículo desta categoria.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  19. Caro Marcos, obrigado pelas valiosas informações sobre o scooter Prima, a forma como esta sendo abordado as diversas situações é de muita relevancia para aqueles que como eu pretendem tambem adquirir uma. se possivel gostaria de saber a quantas anda a mesma no presente. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rinaldo, está tudo OK com a moto, apesar de estar usando ela pouco. A próxima manutenção é a troca das pastinhas dianteiras. O escapamento dá sinais claros de corrosão.

      Excluir
  20. olá Marco,
    Não sei se vc recebeu minha mensagem anterior, moro em sp/capital e estou na dúvida em comprar uma prima 150 ou uma Honda biz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa Marcelo, são motonetas diferentes né, a Biz é uma CUB (cheap urban bike), a Prima é um scooter... como vc está em SP, eu iria de Prima - mas valem todas as ressalvas qto à uso e tempo de reparo q já fiz em outros posts.

      Excluir
  21. Fala Marco,
    Sei que você é cara que tem credibilidade com o seu blog sempre emitindo uma opinião imparcial, estou na dúvida sobre qual scooter comprar entre Prima 150, Burgman i, Future,
    Resido em SP/SP, minha idéia é andar com a moto na capital e ter a possibilidade de pontualmente fazer uma viagem curta, tipo ida ao litoral!

    Qual seria a melhor escolha?
    Com a burgman eu realmente sofreria em SP devido as rodas 10"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, bom sendo direto: se vc puder, vá direto para uma Citicom. Simples assim.

      A Prima é uma loteria, a minha e a de um amigo próximo estão "voando baixo", mas tem muita reclamação por aí como vc pode ver. A Burgman i é uma opção mais segura, mas tb não é garantia de que vc não terá problemas. Descartaria a Future.

      Boa sorte na sua escolha.

      Excluir
  22. Marcos, bom dia!

    Moro em Salvador, e estou pesquisando tudo que posso, para poder comprar uma scooter.
    Estou em dúvida entre a Future e a Prima.
    Ambas, tem mais de uma concessionária aqui em Salvador.
    Tenho carro e quero ter a moto, para poder rodar pelo menos duas ou tres vezes na semana, para economizar um pouco de gasolina, além de está cansado de ficar tempos em congestionamentos.
    Em meu lugar, qual você compraria?
    Em seu blog, você quase não fala da Future, ela é uma roubada?

    Valeu seu blog, fou um achado e tanto, para minhas dúvidas!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... então a Future deixou de ser fabricada em 2011, então conseguir peças para manutenção deve ser complicado.

      Excluir
  23. Fala parceiro, parabéns pelo trabalho de ajuda aos scooteiros de plantão!
    Então, estou em SP, Capital, e estou em dúvida: PRIMA ou BURGMAN. Leio muitos comentários negativos a respeito da PRIMA, porém a maioria dos comentários são antigos, raramente vejo alguma opinião sobre as motos montadas em 2013. Pode ser que já tenham melhorado nos quesitos reclamados, não sei... Atualmente, junho, julho/2013, qual se destaca mais: burgman I ou Prima 150? Podes ajudar? Grande abraço! Luís Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luis, sendo sincero não sei como estão as 2013. Mas duvido que tenha mudado alguma coisa. O detalhe (ruim) é que tem diminuído a qde de revendas Kasinski em SP, o que no mínimo indica que não está sendo vantajoso sequer vender estas motos, quanto mais prestar assistência...

      Excluir
  24. Bom dia Marcos ,
    ganhei uma kasinski 150 prima 2011 com 59 km , a mesma ficou parada 2 anos sem uso , já troquei o diafragma do carburador para ela funcionar . Estou achando que a moto está andando pouco para uma 150 , gostaria de saber se pode ser pelo tempo que ficou parada ou pela baixa km 59 km (pode estar amaciando ). Ela praticamente nao rodou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É surpreendente que uma moto que ficou 2 anos parada ainda funcione... carros e motos não podem ficar muito tempo parados, precisam rodar para lubrificar e limpar.

      Na reta, a Prima deveria "colar" o ponteiro do velocímetro no final da escala. Se ela não está conseguindo fazer isso, é provável que vc tenha que limpar os componentes da linha de combustível, o filtro de combustível e o próprio carburador. Seria uma boa idéia limpar o próprio tanque. Gasolina velha é um perigo... boa sorte.

      Excluir
  25. Prezado Marcos

    Aqui é outro Marcos, só que do Rio. Sempre quis comprar uma Prima 150, principalmente pela sua beleza, seu banco e interior bege e cor vinho... Mas por falta de informação, não me deixei levar só pela belíssima aparência dela, já que possuo uma moto e ela seria para pequenos deslocamentos em Araruama, aqui no Rio. Hoje temos a PCX da Honda, muito mais cara e com a mesma cilindrada, embora dotada de mais tecnologia. Tens alguma informação ou teste/avaliação sua, que, diga-se de passagem, é infinitamente melhor do que as propagandas do "novo" divulgadas nas revistas, muitas vezes, ditas "especializadas"? Já li o que pude nas revistas, mas nenhuma até agora, se deu ao trabalho de compará-la com a Prima ou qualquer outra. Só com a da Dafra de 300 CC, o que não conta. Posso ter papado mosca, mas...
    Desde já agradeço.
    Marcos - Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcos, sendo sincero, não ví muita coisa sobre a PCX. Mas, se considerarmos as especificações técnicas, fica claro q ela é superior à Prima - refrigeração à água, injeção eletrônica, pneus de 14" (contra 13" da Prima), freio disco dianteiro de 3 pistões (contra 1 da Prima) e CBS (combined break system). Considere-se ainda que o pós-venda da Honda é infinitamente superior ao da Kasinski. A única desvantagem é o preço 43% superior, mas honestamente, acho q vale.

      Excluir
  26. bom dia!
    Sou Nádia moro em goiânia e estou interessada em comprar uma scooter para ir pro trabalho. Rodo 30km por dia e estou indecisa entre a prima 150 e a pcx 150, tenho receio com o pós venda da kasisnk em minha cidade mas estou achando a honda pcx 150 muito cara. O que você me sugere Marco você sabe alguma coisa sobre o pós venda de Goiânia.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Marco:

    Excelentes comentários! Sem apaixonamentos e muito cuidadosos. Parabéns! Tive moto toda minha vida e de múltiplas marcas. Sou colombiano mas agora moro no Brasil e estou pesquisando para comprar uma moto para viagens de uns 100-200 km uma ou duas vezes por semana. Pelo custo exorbitado das motos em Brasil, a escolha é difícil. Estou considerando a Kasinki Prima 150 e pesquisei o site de reclamos que você postou. Olha os resultados tão interessantes:

    Medem reputação, solução a problemas e porcentagem de gente que voltaria a fazer negócios com a marca ou loja.
    Kasinki motos - Não recomendada - 40.9% - 36.4%
    Dafra motos - Bom - 81.6% - 54.8%
    ... e agora a surpresa...
    Honda... NÃO RECOMENDADA...
    Suzuki... NÃO RECOMENDADA...
    Yamaha... RUIM...
    Kawasaki... NÃO RECOMENDADA...

    Estos dados não são a verdade final mais deixam muito que pensar. Na Colômbia eu comprei uma moto Hyosung 500 numa loja chamada United Motors. A moto era boa mas o serviço era tão ruim, que tive que vende-la. Isso me assusta um pouco do tema da Kasinki porque ainda saiba um pouco de motos, não sou mecânico e sem peças, assim fora Deus não têm nada que fazer. Claro, as vezes as peças genéricas servem para estes motos de marca local mas, é uma loteria... não sê o que fazer. E comprar uma moto seminova de 250cc, por exemplo uma Honda, teria que ser um modelo 2008 ou mais velho e isso novamente é uma lotérica. O que faço? AUXILIOOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo, diversas montadoras no Brasil ignoram o ReclameAqui... ainda não se acostumaram com esses "tempos de internet", mas vão ser obrigadas à fazê-lo em algum momento

      Pragmaticamente falando, as melhores motos são as que o mercado testa e aprova. A diferença no suporte é consequência da escolha da concessionária, então vale uma pesquisa tb.

      Eu particularmente sou favorável à comprar carro e moto usada, desde que é claro vc saiba avaliar bem o estado do veículo que está adquirindo. Claro, vc sempre pode ter uma surpresa, mas avaliando bem o usado dá pra excluir as "bagaceiras" - e vc vai pagar um preço bem mais justo.

      Boa sorte. Abraço!

      Excluir
  28. Ola Marco, seu blog é show de bola!! Olha estou pensando seriamente em adquirir uma prima, principalmente pelo preço e o tamanho, já que tenho 1,89m...hj vc me indicaria ?! A revenda daqui (Dourados-MS) falam muito bem dela, tenho amigos que possuem a comet 250 GT que não deram problemas e são super bem atendidos nas revisões e um conhecido que tem uma prima e tb falou muito bem da mesma, então pergunto hj vc indicaria? Desde já obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jiddu, então 1,89m de altura está mais pra uma Citycom hein... acho q rola na Prima, mas não dá pra dizer q vai ser "confortável"... é questão de experimentar.

      Anyway ter uma CC Kasinski com boas referências é raridade, então vc tem sorte. As Comet de 250cc pra cima são fabricadas pela Hyosung, tb são vendidas nos EUA e são consideradas motos com bom custoXbenefício.

      Excluir
  29. Prezado Marcos, chega a ser engraçado, de tanto ler seus comentários a gente começa até a se achar íntimo..... Parabéns pelos comentários... Bom, após bastante tempo estou convencendo minha esposa a pilotar, pois vamos morar no interior do Amazonas. Para facilitar resolvi comprar um scooter e teria de ser um que servisse a ambos (tenho 1,82m e juntos, eu e a patroa, pesamos uns 145 Kg). Olhei as "rivais" Lead e Burgman mas achei-as muito pequenas, fracas e desconfortáveis, apesar de mais econômicas etc e tal. Mas apareceu uma oportunidade de comprar uma Prima GTS 2013 (que é muito linda) com apenas 15 Km (isso mesmo, 15 Km rodados) mas aí vem a questão que me faz pedir a opinião do companheiro: tem como possuir uma moto dessas ignorando completamente a garantia e a manutenção da rede autorizada??? Estou indo para um lugar que não tem CC Kasinski... vou ter de confiar em "mecânico" local... na cidade tem apenas uma CC Honda, mas não sei se me daria bem na Lead, apesar de gostar dos atrativos (economia, CC, revenda etc). Pelo aspecto beleza, praticidade, custo x benefício, pretendo ir de Prima, mas será que estarei dando um tiro no pé? Se o amigo puder me ajudar... abraços e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guttemberg, eu fiz exatamente isso, ignorei a garantia. Tive que pesquisar bastante, mas como a mecanica da Prima é basicamente a da Piaggio Fly 150, haviam informações e peças de motor e transmissão disponíveis. Vai da sua disposição em fazer o mesmo... boa sorte. Abs

      Excluir
  30. Bom dia! comprei uma prima pouco usada 2012 gostei da scooter só que não tenho visto mais publicidade da Kasinski,tentei contato com o sac e não tive resposta sobre a continuidade da marca,vc sabe se a Kasinski vai continuar em 2014??

    ResponderExcluir
  31. Olá! Marcos, eu me chamo adilson .
    Moro em suzano sp, eu vou comprar uma scooter mais estou em duvidar entre kasinski prima150cc, e amazonas 150cc
    Qual dica vc me dá , em relação custo benefício .
    Só pra mim ir pra litoral fins de semana, da pra ir sem medo nao vou ficar na estrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil hein Adilson... eu iria de Prima. Abs e boa sorte.

      Excluir
  32. Eu já tive a Prima 150, aprendi muito com ela, é boazinha, mas a PCX seria melhor. Vendi por dois motivos: 1o. A partida dela é muito demorada, pois ainda é carburador. 2o. Concessionária Kasinski é difícil de achar, um simples filtro de óleo não se acha. Se tiver opção, vá de PCX, e se tiver um pouco mais de dinheiro, vá de Dafra Citycom 300i.

    ResponderExcluir
  33. Olá. Sou do RJ e queria comprar uma Prima 150. Alguém do RJ poderia me indicar um local que venda pois pesquisei na internet e não achei. Resido em Duque de Caxias - RJ, pode ser também no Centro, Zona Sul, Barra. Agradeço a ajuda.

    Att.

    ResponderExcluir
  34. Marcos, primeiro obrigado pelas dicas e a todos que estão neste espaço, estou comprando uma prima 2012 com 15.000 km de um amigo, só não sei se o pneu tem camará ou não, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  35. Marcos, pode ser colocado o pneu da Burgman 400 na Prima 150 o traseiro? se sim melhora a estabilidade? outra pergunta Honda pcx 150 é uma boa compra?

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de saber onde posso encontrar algumas peças da carenagem da Prima 150? e se vc pode indicar o seu mecânico, moro em SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q só na Kasinski ou em ferro-velho. Peças de carenagem da Prima não são compatíveis com as da Piaggio Fly 150.

      Excluir
  37. Bom dia. Adorei o blog e venho parabenizar o Marco pela iniciativa e pelas dicas. Bom eh o seguinte Eu queria comprar uma prima 150, porém, tenho visto que há muitos problemas com ela. E que infelizmente nem a kasinski consegue ajudar o consumidor. E sem falar com os problemas de peça. Venho perguntar se compensa comprar essa moto prima 150, mesmo com esses detalhes a ser feito.? Moro em SP capital zona sul. Att, Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é difícil dizer se compensa ou não, depende do preço que pagará por ela, de seu perfil (gosta de por a mão na massa, importar peças, ler manuais de oficina?). Comprei a minha há 2 anos com 12KKm, por muito menos que uma Lead, e estou satisfeito, deu pouco problema e quando deu foi coisa que a Honda também poderia dar....Ando 80% na KPrima e tenho uma Magna VFR750C e uma Suzuki DR650 (com essa fui a Machu Pichu 12 KKm, mas com tempo e companhia compatível, poderia ter ido com a KPrima também).

      Excluir
  38. Marcelo: Seu blog é muito útil para os proprietários e mecânicos de KPrima, parabéns. Se precisar de alguma ajuda é só falar. Sugiro uma parte especial sobre adaptações gambitécnica, por ex.: fazer a recuperação do cabo do acelerador usando cabo de fusca e 2 quebra galhos, por menos de R$ 20.

    ResponderExcluir
  39. Olá, estou pensando na compra da Prima 150, me apareceu um negócio muito bom, e ainda na concessionária, como a de Sorocaba/SP diz ser umas das poucas do estado se não do Brasil a ter peças de reposição à pronta entrega e todos os devidos cuidados estou muito indecisa quanto ao tomar essa decisão, pois é tanta reclamação da kasinski que chego a desconfiar do vendedor.
    O negócio me parece muito promissor, pois já tive uma NEO 115 e me levava pra tudo quanto é canto. Meu percurso será de quase 50km diários, mais os fins de semana, e poxa, vi gente que foi com a Prima 150 até pro Uruguay!
    Acho que vou arriscar, e se não der certo valeu a experiência, kkk

    Abc, Rebeca

    ResponderExcluir
  40. Marco as peças de reposição são muito caras? Estou vendo uma usada pra comprar, mesmo sabendo que em floripa não tem revenda, me apaixonei pela beleza da moto..rsrs. Minha segunda opção é a lindy 125 substituta da Burgmam

    ResponderExcluir
  41. Não aconselho. A fiação apodrece rapidamente. Os revendedores sao super-desqualificados e nos abandonam ao leo. Mesmo se for uma excelente, saia fora, pois as marcas importadas dão no pé e não te contactaram jamais. Vc vai ter que cair nas gambiarras de mecânicos quaisquer.
    Moto bonita ou boa nan significa nada.

    ResponderExcluir