sexta-feira, 29 de julho de 2011

Inspeção e Limpeza do Filtro de Ar Principal






Limpeza do filtro (lavagem da espuma)

Recomendada à cada 6.000km, ou menos se as condições forem severas (terra ou longos percursos contínuos).

Use luvas, umideça a espuma (filtro), coloque uma boa quantidade de sabonete líquido ou detergente de cozinha e lave a espuma em agua corrente, apertando para formar bastante espuma, depois removendo toda a espuma com a água corrente (nunca torça, apenas aperte). Repita isso várias vezes. Ao final, aperte a espuma (NÃO TORÇA) para drenar a água, depois seque melhor com um pano.

Depois que a espuma estiver seca, expalhe nela algumas gotas do mesmo óleo usado no motor (5W40), digamos umas 20 gotas de cada lado (ou o fundo de um copo, pouquinho mesmo). É interessante espalhar bem o óleo na espuma apertando várias vezes. Ao final aperte novamente a espuma, desta vez usando toalhas de papel ao redor, para remover o excesso de óleo. O óleo funciona como um protetor e anti-umidade para a espuma.

Se a espuma estiver soltando pedaços, troque-a.


Melhoria no Projeto

Por uma questão de legislação ambiental, o vapor de óleo gerado pelo motor deve ser reenviado ao carburador para ser queimado. Como mostra o diagrama abaixo, isso é feito através de um duto/mangueira, que sai do coletor do vapor de óleo do motor, e se liga à caixa que abriga o filtro de ar:


A questão é que esse vapor impregna a espuma que faz a função de filtro de ar, e acaba inclusive por "melecar" o carburador e sujar a vela de ignição. A Suzuki Burgman 125 dispõe de uma caixa de condensação para o vapor de óleo que sai do motor no meio desse duto/mangueira, mostrada na foto abaixo:

(crédito da foto: Vanderlei do Emburgman.com / Eduardo Laure do Forum MotOnline.com)

O mestre Vanderlei do EmBurgman.com idealizou uma adaptação na Prima 150, de modo à inserir exatamente a mesma caixa de condensação usada na Burgman AN125 na Prima, desta maneira ajudando à preservar o carburador e aumentar a vida útil da vela de ignição, como mostrado na foto abaixo:

(crédito da foto: Vanderlei do Emburgman.com / Eduardo Laure do Forum MotOnline.com)

A peça indicada é a "caixa do respiro" / cod 1385537G00 do catálogo de peças da Suzuki Burgman AN125

Filtro de Ar Secundário (ou do SAS / Secondary Air System)

Do lado direito da moto há uma grade, dentro dela uma ventoinha que faz ventilação forçada. Parte do fluxo de ar vai ajudar à resfriar o motor, outra parte menor é usada para injetar ar limpo próximo à saída do escapamento do motor, antes do catalizador. O objetivo disso é exatamente melhorar a performance do catalizador, fazendo com que as reações lá dentro sejam otimizadas com a presença de ar limpo, o que diminui a emissão de poluentes. Removendo a grade há uma pequena espuma, é o filtro de ar secundário, cuja limpeza segue o mesmo processo e é recomendada à cada 12.000 Km.

Pode ser útil limpar esse filtro secundário antes de ir fazer a "Inspeção Veicular Ambiental" que algumas cidades como São Paulo tornaram obrigatória.

2 comentários:

  1. estou com problema de partida na minha prima 150 não acho o bendix de partida (engrenagem) será que alguém pode me ajudar?

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    1. a Prima não tem pedal de partida, só a partida elétrica.

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