domingo, 20 de novembro de 2011

Troca do Óleo

http://play.google.com/store/apps/details?id=net.tiua.fallingbird


Tudo o que eu precisei saber sobre como fazer a troca de óleo da minha Prima 150 estava nestes 2 vídeos:





Como não tinha uma ferramenta adequada para remover/fixar o filtro de óleo, recorrí à uma abraçadeira ajustável de 2 polegadas. Um pouco de paciência e uma chave de fenda e... voi lá:



Depois de tentar muito tirar o dreno do óleo com uma chave "normal", recorrí à um extensor que encontrei no Leroy Merlin por R$48. Um cano de ferro teria tido o mesmo efeito, mas estava eu com pressa (porca hexagonal de 24mm):


E as fotos à seguir são só registros do processo:










O óleo utilizado foi um Mobil Super SAE 5W40 API SN 100% sintético, que custou ~ R$ 33 o litro na Voli Auto peças (1,1 L)

16 comentários:

  1. Olá amigo, eu também tenho uma Prima 150 e já está perto de 12000 km, e gostaria de que se for possível que você detalhasse um pouco mais como você fez a substituição do filtro de óleo, obrigado.
    Glauco
    glaucosantoss@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi Glauco,

    Qdo fizer a próxima troca vou tentar fazer um vídeo, assim fica mais fácil de ver. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Prezado colega Marcos,

    Tenho uma moto igual a sua (prima 150 da Kasinski), neste momento estou necessitando trocar o óleo dela, cujo as especificações são oleos SAE 5w40. Fui a diversos lugares perguntar se eles possuiam oleos pra moto 5w40, não achei em nenhum lugar. Foi quando entrei em seu blog e percebi que este oleo que voce utiliza em sua motocicleta não é um oleo 4t (para motores 4 tempos) e sim um oleo 5w40 para veiculos do tipo carros. Outra coisa que observei em suas postagens é que você troca o oleo de 7 em 7 mil km e ao comprar a moto recebi a instrução de trocar o oleo de 1 mil em 1 mil km. Por gentileza, gostaria de sabe de você um pouco sobre o que voce acha dessas coisas, como por exemplo a utilização de oleos de carros em motos e tambem a respeito da troca de mil em mil km ?
    Para dizer que não existem oleos 5w40 para motos(4t) eu encontrei um oleo da castrol importado que se chama super scooter 4t 5w40. (se voce quiser te mando o link dele, porém só digitar no google que vc encontra)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mike, qualquer óleo que atenda as especificações (mínimas) SAE 5W40 API SN 100% sintético é igual, pode ser usado tanto em motocicletas/scooter qto em automóveis.

      Esse óleo aguenta até 10.000Km, eu troco nos 7.000km por "preciosismo", trocar com km menor é desperdiçar dinheiro. Atente apenas para trocar tb o filtro sempre que trocar o óleo.

      O manual do proprietário da Prima 150 está cheio de erros na minha opinião (pelo menos o da minha, ano/modelo 2011). Mas vai da sua avaliação seguí-lo, ou não.

      Excluir
    2. MarcoSP, realmente o seu blog me ajudou e muito, com os problemas mas básicos da minha prima, mas agora estou com um problema de não consegui acha o filtro de óleo, pois como comprei usado e claro seria melhor troca o oleo e o filtro junto,Você saberia de um Similar pois não tem nas autorizadas. Mas o engraçado que ligando para uma autorizada aqui no RIO DE JANEIRO, fiz aquale pecadinha de vocês tem o kit que seria o oleo e o filtro para fazer com vocês, o olha que o cara falou que esse modelo não possui filtro de oleo, tive que fala amigo não alguém para tira sua duvida sobre isso, ele responde eu faço parte da mecânica. Ainda bem que minha ideia era compra e eu mesmo fazer, e vou manter isso. Eu liguei para a ABM Recreio, fica ai a dica para ter uma ideia da qualidade de sabe de quais peças uma scooter tem.
      Cara só quero os oleos para troca, e nunca vou deixa a minha moto com eles tá doido.Bem tambem deixei um recado no forum Motoline, caso alguem tenha essa solução.Esse e o linkhttp://comunidade.motonline.com.br/forum/kasinski-cr-zongshen/471176-di%C3%A1rio-da-prima-150.html?start=1230

      Excluir
  4. Estou com um problema muito sério e preciso de ajuda, fiz a troca de óleo numa oficina em Santo André (onde moro) e descobri tempos depois que espanaram a rosca do parafuso do óleo. Gostaria de saber se tem como retificar essa rosca ou onde comprar a carcaça direita. Fui em alguns lugares e não querem fazer a nova rosca. Não sei o que fazer, preciso muito desse auxílio.

    Grato,

    Reinaldo Mello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão 2 anos depois hehehe... Manda alguém soldar um parafuso nessa porca, assim abre com alicate.

      Excluir
  5. Boa noite camarda!
    Comprei uma Prima 150cc, e gostei dela, porem percebo várias reclamações rsrs, mas não vem ao caso. Quero saber aonde e qual modelo deste filtro e lugar que posso compra-lo? Abs.

    ResponderExcluir
  6. Jacky O Desordeiro entretenimento no face1 de agosto de 2014 às 18:40

    Esta de parabens
    Pois é uma moto tao boa
    Mas defamada por causa das merdas de concecionarias ladronas
    Tenho uma prima 150
    E dou uma dica
    Nos amortecedores traseiros
    Coloke o alongador do amortecedor da cg
    Ai vcs coloka o peneu da burgman 400
    Vai dar uma estabilidade conforto e anda pra caralho
    Pq o peneu é maior fica fodastica

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, tenho uma prima e mandei trocar a corrente em uma oficina em Santo André onde moro, e agora estou com um problemão, ela está vazando óleo, e o mecânico não sabe explicar pq, e nem que peça devo comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, prima não tem corrente, deve estar falando da correia, e a troca dela não tem nenhuma ligação com o óleo, se ele apenas trocou a correia não tem o por que vazar óleo, pode ser uma coincidência.

      Excluir
  8. Bom dia, gostaria de saber qual a medida certa que devo colocar de óleo na troca, pois o manual diz 1,100ml, mas vi em alguns vídeos apenas 500ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é utilizado todo o óleo que vem no frasco, 1.100ml, essa é a medida certa, 5w40

      Excluir
    2. Seria 1.100ml com a troca do filtro?

      Excluir
  9. Amigos tenho um prima 2012 modelo 2013 e nao estou conseguindo achar a lona de freio traseira para a troca, só achei no mercado livre pelo absurdo valor de 130,00. Alguém conhece alguma opção?

    ResponderExcluir
  10. Olá Amigo, boa tarde. Tenho uma prima e gostaria de saber como faço a troca do filtro de oleo e quantos km dura esse oleo sintético que devo colocar. me manda uma foto do frasco para comprar o oleo correto. williancor@uol.com.br

    ResponderExcluir