quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Escapamento Rachado

Com 4300 Km rodados, o escapamento rachou:



Notem que não há marca de pancada, rachou pela tensão mecânica entre o acoplamento com o motor e o quadro, ou pela temperatura mesmo. Rachou bem junto ao suporte do protetor do escapamento.

Um escapamento novo na revenda custa R$850 e leva em média 10 dias para chegar. Se for usar a garantia, tem que deixar a moto lá por tempo indeterminado, pois eles tem q fazer a "perícia" na peça.

Eu mesmo removi e levei-o para soldar, saiu por R$30 (solda MIG, a recomendada pra ficar "bem feito"). Quem tiver o mesmo problema, é só procurar por alguma loja de "escapamentos especiais" que disponha de solda MIG (arco voltaico).



Existe ainda a possibilidade de mandar fazer um escape de inox, o que iria até valorizar a moto, e ainda custaria a metade do que a Kasinski cobra por um escape novo. Mas no momento fiquei feliz por gastar muito menos do que gastaria na Kasinski, mesmo que eles cobrissem a peça na garantia (lembrem-se: a garantia é só das peças... não inclui mão de obra).

Para mexer nas porcas que prendem o escapamento ao motor, utilize uma chave de biela em L de 10mm como esta:


Use a perna curta do L para mexer na porca q fica pro lado onde o escapamento vira, e a perna longa pra mexer na outra porca. Soltar ou apertar estes parafusos sem essa chave é um pesadelo...

Outra dica: ande sempre com essa chave no compartimento sob o assento, pois se o pneu traseiro furar, é preciso tirar o escapamento para remover o pneu - e nem todo borracheiro deve ter uma dessas à mão.

UPDATE FEV/2012


O Edson Paniago (Epaniago do fórum Motonline) foi bem mais caprichoso que eu, e quando seu escapamento rachou, mandou cortar no pé do escape (onde todas estão quebrando), e mandou tornear a emenda para os 4 parafusos do escape da Honda Twister 250, aproveitando os mesmos protetores do escape quebrado. Com o escape da Twister 250, relatou que a Prima 150 ficou com ronco mais grosso e silencioso, além de ganhar em desempenho. Ficou ótimo, veja abaixo as fotos tiradas por ele:

9 comentários:

  1. Fala Marcos
    Aconteceu a mesma coisa com o meu na ccs aqui em santos com 2 dias trocaram acredito o eng ja esta ciente a causa pode ser devido ao jogo na suspencao

    ResponderExcluir
  2. Fala Eduardo,

    Olha, aqui por SP a coisa está feia então... o escape custa R$850 na revenda e leva uns 10 dias pra chegar. Se for usar a garantia, tem que deixar a moto lá por tempo indeterminado, pois eles tem q fazer a "perícia" na peça :-(

    ResponderExcluir
  3. Prezado Marcos, venho acompanhando seu blog já faz um tempo e esta é segunda vez que participo dos comentários de alguma "matéria" escrita por você. Da primeira foi referente a troca de óleo. Desta vez é justamente para relatar que a minha moto com 5300 Km ocorreu o mesmo problema de romper o escapamento (só hoje fui dar me dar conta dele devido ao alto barulho na aceleração) e ainda digo mais em casa temos duas motos kasinski prima 150 (uma outra que da minha irmã com 4500 km).. e fui observar a moto dela esta com exatamente o mesmo problema no mesmo lugar ... acredito que este seja um problema de fabricação !!! Sábado vou la solicitar um novo pela garantia (afinal com os preços cobrados na revisão "obrigatória" o minimo que eles devem fazer é substituir rápido este escapamento)... abs e grato pelas noticias

    ResponderExcluir
  4. sou de são paulo...capital.....alguém sabe indicar um lugar onde eu possa fazer esse tipo de reparo....meu escapamento rachou e rompeu-se nesse mesmo lugar, de modo que está solto....e minha garantia já acabou.

    ResponderExcluir
  5. tá no texto: quem tiver o mesmo problema, é só procurar por alguma loja de "escapamentos especiais" que disponha de solda MIG (arco voltaico).

    pergunta nestas oficinas especializadas em escapamentos da sua região, tem um monte por aí

    ResponderExcluir
  6. Gente estou pasma, a minha também... esta com 3300 km rodados e aconteceu a mesma coisa, estava fazendo um barulho horrível, estou com revisão marcada para amanhã, hoje por curiosidade tentei ver se tinha algo solto e constatei mesma quebra, e minha garantia terminou em outubro... se alguém souber de alguma casa de escapamentos aqui em Sorocaba, eu agradeço...

    ResponderExcluir
  7. Pessoal fui fazer uma revisão (23.000 km) numa autorizada, ao retirarem o escape a junta esfarelou e eles não tem pra reposição, alguém pode me ajudar? Abs.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma prima 150 2012.. o escapamento esta com algo solto gostaria de saber como foi feito a adaptação com o escapamento da Twuister.

    ResponderExcluir
  9. O meu carburador esta com boia/agulha e aquela valvula que controla a marcha lenta quando fria tbm esta queimada...alguem sabe onde posso achar essas peças? Obrigado

    ResponderExcluir