quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Erro de Leitura do Hodômetro

Fiz um teste para determinar o desvio entre o registro do hodômetro e a distância real percorrida.

hodômetro: 31.6 km
GPS: 28 km

28 / 31.6 = 0.886 (coeficiente de ajuste do hodômetro para distancia real) ou -11.4%

Isto significa a quilometragem total registrada no hodômetro é pelo menos 11% superior à quilometragem rodada real.

Por exemplo, se 3,000 Km são indicados no hodômetro, a quilometragem total real seria de aproximadamente 2.658 Km (3.000 x 0.886).

4 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente conteúdo deste blog. Explicações de um profissional e muito bem descritas.

    Agora, estou com uma dúvida. Vendo todos estas manutenções que você já fez até hoje com sua Prima, fico com certo receio de adquirir uma, até pq não entendo nada de motos.

    Gostaria de saber se você indicaria esta scooter a um grande amigo ou até mesmo a uma familiar.

    Obrigado e mais uma vez parabéns.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo,

    Eu acho a Prima 150 um bom negócio apesar de tudo, basicamente por ser uma "Piaggio genérica" por um preço razoável... ainda acho a melhor relação custo X benefício na faixa dos R$6 mil - mas só pra quem gosta de mecânica ou tem um bom mecânico de motos por perto.

    Eu recomendaria sim pra alguém da família ou pra um amigo, pq eu mesmo poderia ajudar essas pessoas caso tivessem problemas.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de mecânica, já tive carro rebaixado, turbinado, mas moto será minha primeira. Acho que minha opção será recorrer ao seu blog quando houverem problemas ... rss ...

    E quanto a rede de assistência ? Em nenhuma destas ocasiões você procurou pela concessionária ? Se sim, como foi o atendimento ?

    Obrigado,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Scooter é um veículo parecido com carro em muitos aspectos... acho q é uma mistura, um tipo de evolução do carro, com a mobilidade de uma moto.

    Quando digo "gostar de mecânica" me refiro à meter a mão na graxa... tenho vários amigos q curtem tunning mas não entendem nada de mecânica, e nem querem entender ;-) se este é seu caso sugiro este link para encontrar um bom mecânico de motos: http://www.scooterclube.com.br/index.php/links

    Qto à rede de atendimento Kasinski, a que eu comprei foi ótima na ativação (entrega), mas na 1a revisão algumas "barberagens" me desanimaram: colocaram óleo fora da especificação, quase espanaram o parafuso do dreno do óleo do motor de tanto apertar, não trocaram o fluído de freio nem o óleo do cubo traseiro (como recomenda o manual de serviço). E note que procurei muito por referências, supostamente comprei numa das melhores de São Paulo.

    Depois disso eu optei por ignorar a garantia (q era de 1 ano no meu caso), faço eu mesmo a manutenção básica, e vou procurar a Oficina do Gigante se aparecer algum problema mais complicado. Quem sabe peça à ele para fazer o upgrade da minha com um kit Malossi, que eleva as cilindradas de 150cc para 190cc :-P

    ResponderExcluir