terça-feira, 19 de abril de 2011

Pedal de Partida - O Sacrifício

Desde o anúncio do modelo ha 2 anos atrás no "salão 2 rodas 2009", até a sua recente às concessionárias em Abril/2011, o projeto mudou. Neste artigo descrevo a remoção do "pedal de partida", ítem de extrema importância, pois evita que a moto tenha que ser resgatada/guinchada em caso de defeito na bateria ou do sistema de carga dela, algo relativamente comum. Está claro que essa mudança teve por objetivo baratear o produto final, sacrificando um componente relevante do conjunto.

Note que o próprio manual do proprietário traz a moto em sua versão anterior, isto é, tendo o pedal de partida - inclusive identificando-o.

Esse é um close do conjunto motor-transmissão no site da Kasinski em Abril/2011:



E essa é a visão do conjunto motor-transmissão da minha:



Além da ausência do pedal de partida, a tampa do sistema de transmissão automática é totalmente diferente.

Resta saber se a Kasinski Prima 150 realmente vêm com "motorização com tecnologia italiana, fruto da parceria Piaggio-Zongshen" conforme anunciado no site... sobre esta questão, uma pessoa que trabalha numa CC da Kasinski postou num forum um print da tabela de P/Ns de algumas peças do motor da Prima 150:



Ou seja, aparentemente a Scooter é realmente equipada com o mesmo motor e carburador que equipa a Vespa 150 - suspiro de alívio :-D

Mas qual? A "Vespa 150" tem esse nome desde a década de 60... alguns googles depois:



O motor da Kasinski Prima 150 parece idêntico ao da Piaggio Fly 150 - no caso da Fly 150 encontram-se fotos onde ela possui ou não o pedal de partida. Revisando o manual de serviço da Fly 150 vendida nos EUA, pude reparar que o mesmo motor, carburador e transmissão é utilizado nos 2 modelos. Piaggio Fly 150 e Vespa LX 150 também utilizam o mesmo motor, carburador e transmissão.

10 comentários:

  1. Vou pegar minha Prima amanhã e também estava um pouco preocupadocom essa história da parceria com a Piaggio, agora vc me deixou bem mais aliviado, me economizou um tempão de pesquisa, parabéns e obrigado.

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  2. A minha é 11/12. Não sabia que as anteriores tinha pedal de partida! Pq a Kasinski fez a cagada de tirar???
    A minha está com uma dificuldade tremenda pra pegar, principalmente de manhã, será a vela?
    Vou na cc e reclamar sobre isso pois uma hora a bateria vai arriar de tanta briga pra fazê-la ligar!

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  3. Olá Julio, nenhuma moto comercializada chegou à ter pedal de partida, somente as que estiveram em exposição no Salão 2 Rodas 2009. Sobre a dificuldade na partida, ela não é normal, leve-a à um bom mecânico para investigar a causa

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  4. boa noite? gostaria de saber se a manutenção da prima e mtto cara,pois estou comprando uma e gostaria de saber para ter conciencias dos gastos. grata.

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  5. Olá Geiry, bom depende... inclusive da revenda, tem gente séria mas tem muito picareta também... comparada com uma Lead a manutenção é provavelmente + cara, comparada com uma Smart ou Burgman, provavelmente + barata. Um ponto comum à qualquer scooter é que quedas que afetem a carenagem provocam um gasto maior. Mas o fato da Prima ser carburada diminui consideravelmente o custo de manutenção (manutenção de IE é bem mais cara).

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  6. Pessoal acho que se instalar a vela NGK desconfio que a partida a frio melhore, pois a vela que vem equipada na Prima é a Champion considerada "Produto Paralelo" na General Osório aqui no Centro de SP. O codigo da NGK é este CR7EB, é o mesmo código da vela instalada na FLY 150, e PIAGIO LX 150. Irei instalar eu mesmo e relato depois se há melhora.

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    1. Após 10 dias de usando a vela Iridium NGK CR8EIX, praticamente nada mudou na partida a frio, percebi que a partida a frio melhora ou piora dependendo do posto em que abasteço. Voltando a falar da vela notei que houve expressiva melhora nas arrancadas e retomadas de aceleração, a impressão que tenho é que ela "ta andando mais".

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    2. Carlos Jose ..acredito que vc usou uma versão da Iridium mais fria, no caso que vc citou acima...vc estaria usando a NGK CR8EIX e por isso vc não notou tanta diferença em relação a marcha lenta... Talvez seria correto experimentar a NGK CR7EIX (7385) para ver como a scooter se comporta ...Eu particularmente usaria a mais fria ...fica a dica ..Abs....

      Thunder....

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  7. Alguem sabe me dizer se os kit`s da POLLINI da Fly 150 servem na PRIMA 150? Obrigado! Ciro

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    1. com certeza ....pois os motores são idênticos.... Abs THunder;....

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