domingo, 22 de maio de 2011

Checagem do Óleo

O manual sugere que se faça a verificação diária do nível do óleo do motor. Uma vez que isso obviamente é inviável, eu procuro fazer a verificação do nível do óleo do motor e da transmissão semanalmente.

As varetas devem ser removidas e apertadas com a mão, sem exageros. A moto deve estar sobre o cavalete central, nunca no pé de apoio lateral. Deixe ela funcionando por aproximadamente 5 minutos, desligue, aguarde outros 3 minutos e proceda a verificação do nível do óleo do motor:



Para verificação do nível do óleo da transmissão:



Durante a verificação da minha qdo estava com aprox 850km rodados, percebí que um pouco do óleo da transmissão foi expelido pelo respiro (circulado em amarelo abaixo).


Na verdade o cubo traseiro veio com óleo demais, não sei se por culpa da montadora (Manaus) ou da CC/revenda. Esse reservatório deve conter apenas 200ml 120ml de óleo 100% sintético 75W85 GL-4 (p.ex: o ACDelco 75W85 cod 94728699, encontrado em concessionárias GM). O nível ideal é indicado por uma bolinha marcada na ponta da vareta do óleo da transmissão.

4 comentários:

  1. Boa noite,

    Muito esse blog antes de mas nada, bem comprei a minha caso 80% por esse blog, pois por bem ou mal. ja sabia dos defeitos e a melhor parte como resolver.
    Mas estou com uma duvida no manual não mostra ou pelo menos eu não consegui acha em quanto quanto tempo deve ser trocado esse oleo de transmissão.E como vc dizer no seu blog esse manual ta faltando muita informação, mas bem ja vou troca o do oleo do moto, e ja queria sabe esse detalhe, e olha que procurei na net e não aachei muita informação clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No manual de serviço da Fly 150 (veja "links") tem uma seção "Maintenance", lá tem os ítens à serem verificados em todas as revisões.

      Lá diz que a 1a troca do óleo do cubo da transmissão deve ser feita com 1.000 Km, depois só aos 24.000 Km. Ou seja, se vc nunca fez, faça logo.

      Excluir
  2. Boa tarde Marcos

    Parabens pelo blog desde ja, peguei a pouco tempo uma prima 150 ano 2012, peguei e ja tive que trocar a placa de partida dela... por ser minha primeira moto to meio perdido ainda, sabe me dizer se com 22.000 tem alguns itens que tenho que dar uma olhada mais especifica?

    valew cara e de novo meus parabens pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Edilson,

      No canto superior esquerdo da pagina, vá em Links > Piaggio Fly 150 USA Service Manual - baixe o manual, lá tem td o q deve ser verificado nas respectivas quilometragens.

      Abraço!

      Excluir