segunda-feira, 9 de maio de 2011

Instabilidade na Suspensão Traseira

Aos que acompanham o blog, uma informação não confirmada, surgida num forum, mas à qual é bom ter atenção:

o sintoma: suspensão traseira instavel

como identificar: coloque a moto sobre o cavalete central. Segure a roda traseira com a mão e balance-a de um lado para o outro (direita - esquerda). Se estiver muito solta, é porque está com folga na balança.

1a hipótese:
Um lote da Prima 150 teria saído de fábrica com as buchas da balança da roda traseira com diâmetros internos maiores que o normal. O diâmetro interno das buchas seria 2mm maior que o correto, gerando folga na suspensão traseira, com consequente instabilidade. O problema afetaria 4 buchas da balança da suspenção traseira, cuja troca deve ser agendada na CC.

2a hipotese:
A Prima 150 normalmente tem 4 buchas na articulação entre o "quadro elástico" e o "chassis". Por dentro dessas buchas vai o eixo do quadro elástico que fixa esse conjunto. São 2 buchas do lado esquerdo e duas do lado direito nesse eixo. Algumas Primas 150 teriam vindo somente com 2 buchas do lado esquerdo. A falta das buchas no lado direito ocasionaria folga nesse conjunto e a instabilidade na suspensão.

É importante que todos os proprietários levem a moto de volta à concessionária caso percebam instabilidade durante a pilotagem, e que questionem a mesma durante a revisão e/ou visita à oficina, já que um problema desse tipo poderia provocar acidentes.

Um comentário:

  1. Estou enfrentando este problema minha moto esta Concessionária pela segunda vez.

    ResponderExcluir