domingo, 22 de maio de 2011

Checagem do Óleo

O manual sugere que se faça a verificação diária do nível do óleo do motor. Uma vez que isso obviamente é inviável, eu procuro fazer a verificação do nível do óleo do motor e da transmissão semanalmente.

As varetas devem ser removidas e apertadas com a mão, sem exageros. A moto deve estar sobre o cavalete central, nunca no pé de apoio lateral. Deixe ela funcionando por aproximadamente 5 minutos, desligue, aguarde outros 3 minutos e proceda a verificação do nível do óleo do motor:



Para verificação do nível do óleo da transmissão:



Durante a verificação da minha qdo estava com aprox 850km rodados, percebí que um pouco do óleo da transmissão foi expelido pelo respiro (circulado em amarelo abaixo).


Na verdade o cubo traseiro veio com óleo demais, não sei se por culpa da montadora (Manaus) ou da CC/revenda. Esse reservatório deve conter apenas 200ml 120ml de óleo 100% sintético 75W85 GL-4 (p.ex: o ACDelco 75W85 cod 94728699, encontrado em concessionárias GM). O nível ideal é indicado por uma bolinha marcada na ponta da vareta do óleo da transmissão.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Consumo

16/05/2011, 730km rodados, 27.6 Km/L

Acho q o consumo subiu um pouco pq a calibração dos pneus, principalmente do traseiro, ficou igual ao que é especificado no manual (22psi na frente, 24psi atrás).

Ela com certeza veio com mais pressão da CC, mas não medí quanto.

Subi para 26psi atrás e 24psi na frente, vamos ver como fica o consumo na próxima medição.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Instabilidade na Suspensão Traseira

Aos que acompanham o blog, uma informação não confirmada, surgida num forum, mas à qual é bom ter atenção:

o sintoma: suspensão traseira instavel

como identificar: coloque a moto sobre o cavalete central. Segure a roda traseira com a mão e balance-a de um lado para o outro (direita - esquerda). Se estiver muito solta, é porque está com folga na balança.

1a hipótese:
Um lote da Prima 150 teria saído de fábrica com as buchas da balança da roda traseira com diâmetros internos maiores que o normal. O diâmetro interno das buchas seria 2mm maior que o correto, gerando folga na suspensão traseira, com consequente instabilidade. O problema afetaria 4 buchas da balança da suspenção traseira, cuja troca deve ser agendada na CC.

2a hipotese:
A Prima 150 normalmente tem 4 buchas na articulação entre o "quadro elástico" e o "chassis". Por dentro dessas buchas vai o eixo do quadro elástico que fixa esse conjunto. São 2 buchas do lado esquerdo e duas do lado direito nesse eixo. Algumas Primas 150 teriam vindo somente com 2 buchas do lado esquerdo. A falta das buchas no lado direito ocasionaria folga nesse conjunto e a instabilidade na suspensão.

É importante que todos os proprietários levem a moto de volta à concessionária caso percebam instabilidade durante a pilotagem, e que questionem a mesma durante a revisão e/ou visita à oficina, já que um problema desse tipo poderia provocar acidentes.